Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Comunidade internacional busca mediar conflito entre Israel e Irã
Publicado 16/06/2025 • 06:20 | Atualizado há 3 meses
ALERTA DE MERCADO:
Ibovespa oscila, dólar sobe e ouro renova recorde com cautela global e expectativa de Lula-Trump
OpenAI inaugura primeiro data center do projeto Stargate no Texas em aposta bilionária na infraestrutura de IA
YouTube vai permitir que criadores banidos por desinformação sobre Covid-19 e eleições peçam para voltar para a plataforma
Powell diz que desaceleração no mercado de trabalho motivou corte de juros e prevê ‘situação desafiadora’ pela frente
‘Workslop’ gerado por IA ameaça produtividade e confiança em empresas
Equilíbrio entre vida pessoal e profissional na Europa é um atrativo-chave para talentos com Trump reformulando visto H-1B
Publicado 16/06/2025 • 06:20 | Atualizado há 3 meses
Socorristas israelenses inspecionam um local atingido por um míssil disparado do Irã, próximo a Tel Aviv, em 14 de junho de 2025.
Gil Cohen-Magen/AFP
A comunidade internacional busca mediar o conflito entre Israel e Irã. Houve declarações dos governos dos Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia, por exemplo. Também há relatos de “grande esforço de mediação” por parte de Estados árabes do Golfo.
O presidente americano, Donald Trump, publicou na Truth Social neste domingo (15) que “Irã e Israel deveriam fazer um acordo e farão um acordo” enquanto os EUA usam o comércio para trazer “razão, coesão e sanidade às conversas”, disse.
O presidente da França, Emmanuel Macron, por sua vez, reiterou seu apelo por uma “desescalada” no conflito e pediu para que as negociações sejam retomadas, durante discurso em Nuuk, capital da Groenlândia, reporta a Associated Press.
O presidente francês também disse, segundo a agência de notícias, que a questão será abordada em reunião do G7 esta semana, no Canadá, com o objetivo de “prevenir qualquer escalada na aquisição de capacidade nuclear pelo Irã e evitar qualquer tipo de conflagração na região”.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, reiterou a prioridade de “diplomacia e diálogo, visando uma desescalada o mais rápido possível”, durante uma conversa com o presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed bin Zayed Al Nahyan. É o que consta em nota do governo do Reino Unido, deste domingo.
Também há “um grande esforço de mediação por parte dos Estados árabes do Golfo para pôr fim ao conflito entre Israel e Irã”, reporta a jornalista Amena Bakr neste domingo, enfatizando que até o momento não há sinais de que o conflito esteja se acalmando.
No sábado, 14, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, reafirmou a disposição de Moscou em ajudar a resolver questões sobre o programa nuclear iraniano, segundo a Associated Press. Na ocasião, ele reforçou que o governo russo quer auxiliar na desescalada das tensões entre Irã e Israel.
*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Ibovespa B3 bate novo recorde histórico após Trump anunciar encontro com Lula
Mercado de brinquedos no Brasil avança em 2025 e tem melhor desempenho em dez anos
A nova cartografia da liderança: IA, talento, geração Z, o humano, o planeta, os modelos de negócios e os vínculos na era digital
Epic divulga em seu evento anual novas ferramentas de IA para pacientes e médicos
Manaus ultrapassa Itajaí e lidera ranking de importações no Brasil em 2025