Consequências das tarifas de Trump: Navarro minimiza a liquidação, enquanto Musk critica suas qualificações; chefes de tecnologia e finanças supostamente vão para Mar-a-Lago
Publicado 06/04/2025 • 11:58 | Atualizado há 3 horas
O que Trump diz que está tentando alcançar com as tarifas
Produtos dos EUA sofrerão tarifas retaliatórias da China a partir do dia 10
Inflação mais alta, mercados instáveis: o que esperar das políticas tarifárias de Trump, segundo economistas
As tarifas de 25% de Trump para o setor automotivo estão em vigor: o que os investidores precisam saber
Tarifas de Trump não poupam nenhum país — 5 locais inusitados atingidos por taxas, incluindo uma ilha desabitada
Publicado 06/04/2025 • 11:58 | Atualizado há 3 horas
Americanos próximos da aposentadoria e aposentados recentes disseram que estavam ansiosos e frustrados após o segundo dia de turbulência no mercado que atingiu seus planos 401(k), informou a NBC News .
Alguns disseram que estão interrompendo compras de alto valor e reconsiderando reformas em casa, enquanto outros disseram temer que sua qualidade de vida seja afetada negativamente por toda essa turbulência.
“Estou meio atordoada e, com tanto dinheiro no mercado, só nos resta torcer para termos tempo suficiente para nos recuperar”, disse Paula, 68, ex-profissional de saúde ocupacional em Nova Jersey que se aposentou há três anos.
Paula, que falou sob condição de anonimato porque temia retaliações por se manifestar contra as políticas do governo Trump, disse estar preocupada com o que está por vir.
“O que temos feito é tentar aproveitar o tempo que temos, mas você quer ser capaz de fazer isso durar”, disse Paula na sexta-feira. “Não tenho confiança aqui.”
— Daniella Silva da NBC News
A França pode ver uma redução de 0,5 ponto percentual no crescimento do produto interno bruto como resultado das políticas tarifárias do presidente dos EUA, Donald Trump, disse o primeiro-ministro François Bayrou em uma entrevista no sábado.
“As políticas de Trump podem nos custar mais de 0,5% do nosso PIB”, disse Bayrou, de acordo com trechos publicados em uma entrevista ao jornal Le Parisien.
“A imposição dessas tarifas absurdas levará a uma crise global (…). O risco de perda de empregos é significativo, assim como o de uma desaceleração econômica”, disse ele.
De acordo com os planos de Trump anunciados na quarta-feira, a França estará sujeita a uma tarifa geral de 20%, juntamente com outros países da União Europeia.
Depois de falar com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, o presidente Emmanuel Macron disse no sábado que os dois países reafirmaram sua determinação de “coordenar estreitamente” posições nas discussões tarifárias com Trump.
“Uma guerra comercial não é do interesse de ninguém. Precisamos permanecer unidos e resolutos para proteger nossos cidadãos e nossos negócios”, disse ele em um post no X.
— Reuters
O presidente Donald Trump pode esperar que suas tarifas impulsionem um renascimento da indústria nos Estados Unidos, mas a realidade não é tão simples, de acordo com especialistas.
O analista Chris Snyder, do Morgan Stanley, disse que acha que as tarifas são um “catalisador positivo” para a relocalização, mas que não espera uma onda massiva de projetos retornando aos EUA no curto prazo. No momento, ele vê pequenos investimentos de recuperação rápida que podem aumentar a produção em cerca de 2%, disse ele.
A confiança do consumidor foi afetada — e isso será um fator nas decisões das empresas sobre se e quando elas irão se repatriar, disse Manish Kabra, chefe de estratégia de ações dos EUA do Société Générale.
Especialistas dizem que também é necessário um investimento significativo no treinamento da força de trabalho dos Estados Unidos.
— Michelle Fox
O retorno precoce do Vale do Silício do governo Trump até agora em 2026 tem causado avaliações despencadas e IPOs atrasados.
Os líderes do alfabeto, Amazônia, Meta, Microsofte Ubertodos fizeram grandes doações — pessoalmente ou por meio de suas empresas — para a segunda posse de Trump. Nas últimas duas sessões de negociação, as sete empresas de tecnologia mais valiosas dos EUA perderam um total combinado de US$ 1,8 trilhão em capitalização de mercado.
Com Wall Street vendendo ativos de risco com a preocupação de que aumentos generalizados de tarifas punirão a economia dos EUA e global, as consequências se espalharam para o mercado de IPOs. O credor online Klarna e o mercado de ingressos StubHub atrasaram seus IPOs devido à turbulência do mercado, apenas algumas semanas após o registro na Securities and Exchange Commission, e a empresa de fintech Chime também está supostamente atrasando sua listagem.
— Ari Levy
Jim Cramer, da CNBC, disse na sexta-feira que os relatórios de lucros da próxima semana darão uma primeira olhada em como os CEOs estão lidando com as consequências do plano tarifário de Trump.
Os lucros dos grandes bancos darão início à temporada de resultados na próxima semana, e os investidores também poderão analisar mais dados de inflação.
Não importa o que os números revelem, no entanto, Cramer disse que a direção do mercado dependerá do próximo movimento de Trump. A derrocada do mercado impulsionada por tarifas pode acabar em breve se Trump conceder alívio aos parceiros comerciais, ele disse, ou pode piorar repentinamente como aconteceu na Segunda-feira Negra em 1987.
“Se o presidente Trump permanecer intransigente e não fizer nada para amenizar os danos que vi nos últimos dias, não serei construtivo aqui”, disse Cramer .
Mesmo que os lucros superem as expectativas, as expectativas econômicas negativas devido às tarifas já puniram suas ações e podem continuar a fazê-lo na semana que vem, disse Cramer.
“Nossa única esperança real é que o presidente invente algo que possa transformar esse urso em um touro”, disse Cramer.
— Russel Leung
Onde está Trump? O presidente está jogando golfe hoje em seu clube em Jupiter, Flórida, enquanto o mercado continua a cambalear com seu abrangente anúncio de tarifas.
O presidente voou para seu estado natal, Flórida, na quinta-feira, um dia após anunciar suas ” tarifas recíprocas ”. Ele participou de um “Jantar LIV” para o torneio de golfe LIV na noite de quinta-feira.
Na sexta-feira, ele foi ao Trump International Golf Club em West Palm Beach, antes de participar de um jantar de arrecadação de fundos para um super PAC que apoia Trump, o MAGA Inc.
No sábado, Trump está jogando golfe em seu campo em Júpiter, onde estão acontecendo os campeonatos sêniores do clube.
A Casa Branca disse que Trump “venceu sua segunda rodada do Campeonato de Clubes Sêniores… e avança para a Rodada do Campeonato amanhã”.
Os democratas aproveitaram a viagem de Trump à Flórida em meio às consequências do anúncio de tarifas, recorrendo às redes sociais para criticar o presidente.
“Os temores de recessão estão aumentando. O mercado de ações está afundando. Mas não se preocupe, Donald Trump está jogando golfe”, escreveu o deputado democrata Jason Crow (Colorado) no X.
— Erin Doherty
A Associação Nacional de Varejistas de Vinhos disse que as tarifas terão um impacto material na indústria do vinho, resultando em reduções significativas de receita, demissões e fechamentos de empresas.
“Temos todos os motivos para acreditar que as tarifas recentemente promulgadas sobre vinhos importados de outros países, bem como tarifas sobre outros produtos, resultarão em uma contração significativa do mercado de vinhos nos Estados Unidos”, disse o grupo em um comunicado .
A associação disse que a crença de que os consumidores de vinho simplesmente trocarão os vinhos dos países europeus, sul-americanos e do Pacífico por vinhos produzidos internamente é falsa.
″É um mal-entendido fundamental dos bebedores de vinho e do mercado de vinhos acreditar que o vinho é um produto fungível. … quando um bebedor de vinho americano pede Red Burgundy, eles não substituem Oregon Pinot Noir quando o Burgundy está fora de sua faixa de preço ou indisponível. Eles simplesmente não fazem uma compra”, disse.
— Yun Li
Elon Musk disse no sábado que quer um sistema de “tarifa zero” entre os EUA e a Europa que efetivamente criaria “uma zona de livre comércio”, informou a Bloomberg .
“Tanto a Europa quanto os Estados Unidos deveriam se mover, idealmente, na minha opinião, para uma situação de tarifa zero”, Musk disse ao vice-primeiro-ministro italiano Matteo Salvini no sábado durante um evento virtual. ”É isso que espero que aconteça.”
Salvini agradeceu a Musk por sua aparição em um post do X.
— Annika Kim Constantino
Economistas dizem que a fórmula tarifária de Trump é baseada na subestimação de uma métrica-chave, o que resultou em taxas tarifárias inflacionadas para países em todo o país.
De acordo com o Gabinete do Representante Comercial dos Estados Unidos, a fórmula para calcular o plano tarifário “recíproco” de Trump é o déficit comercial do país com os EUA, dividido por suas exportações e, então, dividido por dois.
Mas essa fórmula pressupõe uma elasticidade dos preços de importação em relação às tarifas de cerca de 0,25, mas os economistas dizem que esse número deveria estar mais próximo de 1,0 (0,945), de acordo com os pesquisadores seniores Kevin Corinth e Stan Veuger do American Enterprise Institute.
Se a fórmula de Trump refletisse isso, a tarifa de nenhum país excederia 14% e a maioria estaria na linha de base de 10% estabelecida pelo governo, de acordo com o AEI.
Por exemplo, a taxa tarifária para Lesoto, o país com a taxa mais alta, era de 50%. Mas se ajustada, seria de 13,2%.
— Erin Doherty
Um grupo de importantes líderes de tecnologia e finanças está viajando para o resort de Trump em Mar-a-Lago, em Palm Beach, Flórida, para “falar de bom senso” com o presidente sobre suas tarifas abrangentes, disseram várias fontes à veterana jornalista de tecnologia Kara Swisher.
“Suas doações milionárias para a posse estão se transformando em bilhões e, em breve, trilhões em perdas”, disse Swisher em uma publicação no Threads, sem indicar quais líderes fazem parte do grupo.
Ela acrescentou que o chefe de fato do DOGE e da TeslaO CEO Elon Musk também está “na mira deles”.
As tarifas de Trump fizeram os mercados globais entrarem em parafuso na quinta e sexta-feira, eliminando US$ 30,9 bilhões em patrimônio líquido de Musk, US$ 23,49 bilhões para a AmazonJeff Bezos e US$ 27,34 bilhões para a MetaMark Zuckerberg — as três pessoas mais ricas do mundo — de acordo com a Bloomberg .
As tarifas estão afetando as ações de tecnologia devido à grande dependência do setor de manufatura, chips de computador e serviços de TI de países como China, Índia e Taiwan.
— Annika Kim Constantino
Elon Musk mirou em Peter Navarro, enquanto o principal conselheiro comercial de Trump continua defendendo as tarifas abrangentes do presidente.
“O mercado encontrará um fundo. Será em breve, e a partir daí, teremos um boom de alta, e o Dow atingirá 50.000 durante o mandato de Trump”, disse Navarro na CNN no sábado .
“Um doutorado em Economia por Harvard é uma coisa ruim, não uma coisa boa”, escreveu Musk em uma publicação no X, respondendo a uma publicação na plataforma de mídia social de um usuário promovendo as qualificações de Navarro.
Musk — cuja equipe DOGE está envolvida em um esforço controverso para cortar gastos federais, incluindo demissões em massa — também disse que Navarro não construiu “merda nenhuma”.
O bilionário fundador da SpaceX, que foi uma voz influente durante os primeiros dias da Casa Branca de Trump, pode deixar o governo nos próximos meses, informou a NBC News esta semana .
— Erin Doherty
A fabricante britânica de carros Jaguar e Land Rover está interrompendo as remessas para os EUA enquanto trabalha para mitigar o impacto de um imposto de 25% sobre as importações de veículos imposto pelo governo Trump.
A Jaguar Land Rover Automotive, uma das maiores montadoras da Grã-Bretanha, disse no sábado que a pausa ocorreria neste mês.
“Os EUA são um mercado importante para as marcas de luxo da JLR”, disse a empresa em um comunicado. ”À medida que trabalhamos para abordar os novos termos comerciais com nossos parceiros comerciais, estamos tomando algumas ações de curto prazo, incluindo uma pausa nas remessas em abril, à medida que desenvolvemos nossos planos de médio a longo prazo.”
Espera-se que a indústria automotiva do Reino Unido seja duramente atingida pelas novas tarifas, que chegam em um momento em que as montadoras britânicas estão enfrentando a queda da demanda interna e a necessidade de reequipar suas fábricas para a transição para veículos elétricos.
“A indústria já está enfrentando vários ventos contrários e este anúncio vem no pior momento possível”, disse Mike Hawes, presidente-executivo da Society of Motor Manufacturers and Traders do Reino Unido, na semana passada. “A SMMT está em contato constante com o governo e buscará acelerar as discussões comerciais, pois precisamos garantir um caminho a seguir que apoie empregos e crescimento econômico em ambos os lados do Atlântico.”
O número de carros feitos no Reino Unido caiu 13,9% para 779.584 veículos no ano passado, de acordo com a SMMT. Mais de 77% desses veículos foram destinados ao mercado de exportação.
— Reuters
O principal assessor comercial, Peter Navarro, minimizou a forte liquidação do mercado desencadeada pela implementação agressiva de tarifas de Trump, prometendo que as ações se recuperarão e prosperarão em breve.
“O mercado encontrará um fundo. Será em breve, e a partir daí, teremos um boom de alta, e o Dow vai atingir 50.000 durante o mandato de Trump”, ele afirmou na CNN no sábado. “O S&P 500 terá uma recuperação muito ampla, e os salários vão subir, os lucros vão subir, e a vida vai ser linda aqui na América.”
O Dow Jones Industrial Average caiu 2.231,07 pontos na sexta-feira, o maior declínio desde junho de 2020 durante a pandemia da Covid-19. Isso segue um declínio de 1.679 pontos na quinta-feira e marca a primeira vez que ele perdeu mais de 1.500 pontos em dias consecutivos. O S&P 500 caiu 10% em dois dias, agora mais de 17% abaixo de sua alta recente.
— Yun Li
O presidente Donald Trump afirmou no sábado que a China foi “atingida muito mais duramente do que os EUA, nem de perto”, na crescente guerra comercial.
“Eles, e muitas outras nações, nos trataram insustentavelmente mal”, disse Trump em um post no Truth Social. “Fomos o ‘poste de chicote’ idiota e indefeso, mas não mais.”
Ele divulgou suas novas tarifas abrangentes, dizendo: “Estamos trazendo de volta empregos e negócios como nunca antes”.
“Já, mais de CINCO TRILHÕES DE DÓLARES DE INVESTIMENTO, e aumentando rápido! ESTA É UMA REVOLUÇÃO ECONÔMICA, E NÓS VENCEREMOS. AGUARDE RESISTENTE, não será fácil, mas o resultado final será histórico. Nós faremos a AMÉRICA GRANDE NOVAMENTE!!!” Trump escreveu.
— Annika Kim Constantino
Eli LillyO CEO David Ricks alertou que a decisão de Trump de impor tarifas amplas poderia prejudicar a pesquisa e o desenvolvimento de medicamentos na indústria farmacêutica.
As tarifas recíprocas de Trump isentaram produtos farmacêuticos importados para os EUA, trazendo um suspiro temporário de alívio para os fabricantes de medicamentos. Mas os líderes da indústria ainda estão se preparando para os planos de Trump de impor tarifas específicas para produtos farmacêuticos em breve.
“Não podemos violar esses acordos, então temos que arcar com o custo das tarifas e fazer concessões dentro de nossas próprias empresas”, disse Ricks à BBC em uma entrevista na sexta-feira. “Normalmente, isso será em redução de pessoal ou pesquisa e desenvolvimento, e prevejo que P&D virá primeiro. Esse é um resultado decepcionante.”
A Eli Lilly liderou o setor na construção de suas capacidades de produção nos EUA, destinando US$ 50 bilhões para construir e atualizar novas fábricas desde 2020. Essas instalações são essenciais para a fabricação dos medicamentos de sucesso para perda de peso e diabetes da empresa.
Mas a Eli Lilly também depende principalmente de fabricação estrangeira, principalmente na Irlanda, onde emprega mais de 3.000 pessoas e está construindo uma nova fábrica de US$ 800 milhões.
Ricks descreveu as tarifas como um momento decisivo na história econômica do país.
“Acho que é uma mudança na política dos EUA e parece que será difícil voltar atrás”, disse ele.
— Annika Kim Constantino
Algumas montadoras estão tentando capitalizar o momento em meio às tarifas, disseram analistas da indústria à CNBC . A Ford e a Stellantis estão oferecendo programas de preços para funcionários, enquanto a Hyundai Motor disse que não aumentaria os preços por pelo menos dois meses para aliviar as preocupações dos consumidores.
As montadoras veem as ações como uma forma de tirar veículos de suas concessionárias e manter ou aumentar as vendas em meio às condições incertas do mercado devido às tarifas.
“Entendemos que estes são tempos incertos para muitos americanos. Seja navegando nas complexidades de uma economia em mudança ou simplesmente precisando de um veículo confiável para sua família, queremos ajudar”, disse a Ford em uma declaração na quinta-feira de manhã anunciando o programa. “Temos o estoque de varejo para fazer isso e muitas opções para clientes que precisam de um veículo.”
— Michael Wayland
O Ministério das Relações Exteriores da China disse no sábado que “o mercado falou” após a imposição de novas tarifas abrangentes pelos EUA e pediu que a Casa Branca acalme a crescente guerra comercial por meio de “consultas equitativas”.
Os mercados de ações dos EUA caíram acentuadamente pelo segundo dia consecutivo na sexta-feira, com todos os três principais índices caindo mais de 5% como parte de uma derrocada global .
Compartilhando uma imagem da queda do mercado de ações dos EUA na sexta-feira, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun, disse: “a guerra comercial e tarifária iniciada pelos EUA contra o mundo não foi provocada nem justificada”.
— Sam Meredith
Com uma das piores liquidações de dois dias da história após o lançamento de tarifas punitivas pelo presidente Donald Trump sobre a maioria dos parceiros comerciais, o mercado de ações está em uma dessas situações precárias : ambos fortemente preparados para uma recuperação de curto prazo, mas não precificados para todas as implicações fundamentais dessa política, como agora contemplado.
O Bespoke Investment Group deu voz a esse momento desconfortável, no qual mercados criados para produzir a “sabedoria das multidões” por meio de definições racionais e coletivas de preços são submetidos aos caprichos de um presidente que canaliza décadas de sentimentos anticomerciais por meio do poder executivo para declarar tarifas “emergenciais”.
— Michael Santoli
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, deve visitar a Casa Branca na segunda-feira para discutir as tarifas anunciadas recentemente com Trump, disseram três autoridades israelenses e uma autoridade da Casa Branca no sábado.
A visita pessoal improvisada pode ser a primeira de um líder estrangeiro a se encontrar com Trump e tentar negociar um acordo para remover tarifas.
O gabinete de Netanyahu não confirmou a visita, que provavelmente também incluiria discussões sobre a guerra do Irã e de Israel contra o grupo militante palestino Hamas em Gaza. A visita foi relatada pela primeira vez pela Axios.
O convite surpresa de Trump veio em um telefonema na quinta-feira com Netanyahu, que está atualmente em visita à Hungria, quando o líder israelense levantou a questão das tarifas, de acordo com autoridades israelenses, que falaram sob condição de anonimato.
Como parte de uma nova política tarifária abrangente anunciada por Trump, exportações de bens israelenses não especificados para os Estados Unidos enfrentam uma tarifa de 17%. Os EUA são o aliado mais próximo de Israel e seu maior parceiro comercial individual.
Uma autoridade do Ministério das Finanças israelense disse na quinta-feira que o último anúncio de tarifas de Trump pode impactar as exportações de máquinas e equipamentos médicos de Israel.
Israel já havia se movimentado para cancelar suas tarifas restantes sobre importações dos EUA na terça-feira. Os dois países assinaram um acordo de livre comércio há 40 anos e cerca de 98% dos produtos dos EUA agora são isentos de impostos.
— Reuters
Antes de quarta-feira, esperava-se que as tarifas do presidente Donald Trump fossem um problema para os mercados e a economia, mas um problema administrável. O que realmente surgiu, no entanto, foi um caos econômico e geopolítico.
Tudo começou com a coletiva de imprensa de Trump no Rose Garden na quarta-feira após o fechamento do mercado, quando o presidente aplicou tarifas de 10% a todos os parceiros comerciais dos EUA a partir de sábado, com taxas individualizadas para outros 60 países que começariam em uma semana. Praticamente da noite para o dia, a taxa tarifária efetiva dos EUA foi definida para saltar de 2,5% para bem mais de 20%.
A China retaliou com tarifas de 34% sobre todos os produtos. Os líderes da União Europeia também estão considerando contramedidas.
Os mercados recuaram diante dos acontecimentos, levando as ações a uma liquidação violenta de dois dias que colocou o Nasdaq Composite, lar de nomes poderosos do Vale do Silício que Trump vem cortejando nos primeiros dias de seu segundo mandato, em um mercado em baixa.
— Jeff Cox
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Bolsas da Ásia desabam com guerra comercial; Hong Kong cai 13%, maior tombo desde a crise de 1997
Acompanhe a cobertura em tempo real da Guerra Tarifária
Trump diz que EUA arrecadam bilhões com tarifas e que os mercados da China 'estão quebrando'
Trump está perdendo a confiança de líderes empresariais, diz bilionário Bill Ackman
Bitcoin cai abaixo de US$ 80 mil e criptomoedas se juntam à derrocada do mercado global