EXCLUSIVO CNBC: Navarro diz que tarifa zero é ‘erro de direção’ e cobra justiça no comércio global
Publicado 08/04/2025 • 09:04 | Atualizado há 2 semanas
A ‘regra simples’ de Warren Buffett para construir riqueza quando o mercado de ações está volátil
EUA começará a eliminar corantes usados em salgadinhos e doces como Cheetos e Skittles
CEO da OpenAI, Sam Altman deixa cargo de presidente do conselho da Oklo
Americanos já estão fazendo mudanças financeiras em resposta às tarifas. Veja o que os especialistas recomendam priorizar
Trump diz que “há uma chance” de que a receita tarifária substitua o imposto de renda. Economistas estão céticos
Publicado 08/04/2025 • 09:04 | Atualizado há 2 semanas
KEY POINTS
Em meio à turbulência nos mercados e à crescente preocupação com uma recessão global, Peter Navarro, principal assessor comercial do presidente Donald Trump, afirmou que adotar tarifas zero, como têm sugerido alguns países, não resolve os desequilíbrios no comércio internacional.
Para Navarro, a guerra comercial vai além das tarifas. “Essa coisa de tarifa zero é um erro de direção. É um desvio”, disse, em entrevista à CNBC na segunda-feira (7). “Queremos justiça. Não queremos que matem os trabalhadores americanos, inundando-nos com essa trapaça não tarifária.”
Ao ser questionado sobre a disposição de Trump em negociar com países que buscam evitar as tarifas impostas pelos EUA, Navarro disse que “o presidente estará sempre disposto a escutar”.
Ele ainda destacou que os maiores problemas estão nas chamadas barreiras não tarifárias (como subsídios, impostos de valor agregado (IVA) e práticas de dumping) e não nas tarifas em si.
“O que o Vietnã faz? Despeja em nossos mercados, matando nossos pescadores de camarão, nosso pessoal que fabrica suportes de metal, armários de cozinha e produtos agrícolas. Eles se envolvem em roubo de propriedade intelectual”, disse, destacando que cerca de um terço das exportações vietnamitas aos EUA são, na verdade, produtos chineses desviados para escapar das tarifas.
Navarro também criticou a postura de países europeus e asiáticos quanto ao IVA (imposto sobre valor agregado), apontando que essas taxas acabam funcionando como uma barreira comercial. “A Europa tem um IVA de 19%. Não podemos competir com isso”, disse.
Segundo ele, os EUA tentam há décadas corrigir esse desequilíbrio via Organização Mundial do Comércio (OMC), mas são sistematicamente ignorados, mesmo vencendo disputas relacionadas a produtos agrícolas, como carne suína, bovina e milho.
Apesar das críticas ao comércio global, Navarro demonstrou otimismo com o desempenho futuro da economia norte-americana. Ele destacou o corte de impostos prometido por Trump e o efeito disso no mercado. “A bela verdade é que o maior corte de impostos da história dos Estados Unidos está chegando em questão de meses”, disse, descartando a possibilidade de recessão.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Trump diz que não tem ‘nenhuma intenção’ de demitir o presidente do Fed
Mercado de smartphones na China cresce 3,3% no 1º tri; Xiaomi retoma liderança e Apple perde espaço
Lula critica tarifas comerciais dos EUA e defende maior integração entre países da América do Sul
A 'regra simples' de Warren Buffett para construir riqueza quando o mercado de ações está volátil
Embraer registra carteira de pedidos de US$ 26,4 bilhões no 1º trimestre