CNBC
Medalha jogos de inverno

CNBCVeja quanto os atletas ganham por medalha nas Olimpíadas de Inverno de 2026

Mundo

Espanha anuncia ajuda humanitária a Cuba em meio à crise energética

Publicado 16/02/2026 • 18:37 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • A Espanha vai enviar alimentos e insumos de saúde a Cuba por meio da ONU.
  • O anúncio ocorreu após reunião entre os chanceleres dos dois países em Madri.
  • A medida ocorre em meio a apagões, escassez de combustíveis e dificuldades econômicas na ilha.

Pixabay

O Ministério das Relações Exteriores da Espanha anunciou nesta segunda-feira (16) que vai fornecer ajuda humanitária a Cuba por meio do sistema das Nações Unidas, com envio de alimentos e suprimentos essenciais de saúde. Segundo o governo espanhol, ainda não há detalhes sobre valores ou cronograma.

O compromisso foi comunicado após uma reunião em Madri entre o chanceler espanhol José Manuel Albares e o chanceler cubano Bruno Rodríguez. De acordo com relatos da imprensa espanhola, a ajuda será canalizada com apoio da agência espanhola de cooperação e por organismos vinculados à ONU.

No encontro, Rodríguez criticou o endurecimento da pressão de Washington sobre a ilha e afirmou que Cuba pretende ampliar diálogo e cooperação com a Espanha “no atual contexto internacional complexo”, mencionando “a crescente agressão dos Estados Unidos contra Cuba”.

Leia também:

A iniciativa espanhola ocorre em um momento em que Cuba tenta contornar um choque de energia e logística. A escassez de combustível piorou os apagões e levou o governo cubano a adotar medidas emergenciais, como restrição na venda de combustíveis e redução de rotas do transporte público, além de impactos sobre serviços e turismo.

Nas últimas semanas, a própria ONU manifestou preocupação com as consequências da falta de combustível para o acesso a itens e serviços essenciais, como água, saúde e alimentos, em diferentes regiões do país.

No pano de fundo, a pressão dos EUA tem efeito extraterritorial. Segundo reportagem da Reuters, Havana passou a enfrentar ainda mais dificuldade para receber combustíveis após ameaças de tarifas contra países que forneçam petróleo à ilha, o que elevou o peso de doações e remessas humanitárias.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Amanda Souza

Jornalista formada pela Universidade Mackenzie e pós-graduada em economia no Insper. Tem passagem pela Climatempo, CNN Brasil, PicPay e Revista Oeste. É redatora de finanças no Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC. Eleita uma das 50 jornalistas +Admiradas da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças de 2024.

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;