Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
‘Esperamos finalmente formalizar o acordo Mercosul-UE’, diz Fávaro
Publicado 06/07/2025 • 18:28 | Atualizado há 4 horas
A mentalidade dos CEOs está mudando: não é mais apenas sobre vencer
O ‘coquetel de cortisol’ viralizou no TikTok – mas será que ele realmente reduz o estresse? Veja o que os médicos dizem
Pesquisador da felicidade compartilha sua ‘regra dos 90 segundos’ para viver uma vida melhor e mais plena
Apple conquista grande vitória com ‘F1’, mas IA ainda é um problema em Cupertino
O prazo para as tarifas de Trump entrarem em efeito na Europa está acabando; veja a situação
Publicado 06/07/2025 • 18:28 | Atualizado há 4 horas
KEY POINTS
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Esperamos finalmente formalizar o acordo Mercosul-UE, diz Fávaro
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que o Brasil espera “formalizar em breve” o acordo entre o Mercosul e a União Europeia, com foco na exportação de alimentos sem barreiras tarifárias, em entrevista à emissora EBC nos arredores da cúpula do Brics. “O multilateralismo é o melhor caminho para o comércio global”, disse, ao criticar políticas protecionistas como as tarifas dos EUA, que, segundo ele, acabam gerando inflação à própria população.
Fávaro destacou que o Brasil vem ampliando sua presença nos debates internacionais e defendeu a qualidade sanitária dos produtos agropecuários brasileiros. “Não é comemorar crise, mas queremos mostrar a robustez do Brasil”, afirmou, ao comentar os avanços no controle da gripe aviária e a recente conquista do selo de país livre de febre aftosa concedido pela OMSA.
Em relação à carne de frango, o ministro disse que apenas nove países ainda mantêm restrições às exportações brasileiras, incluindo a China. “Queremos baixar esse número comprovando a segurança da carne brasileira”, afirmou, adiantando que negocia com Pequim a reabertura total do mercado.
Sobre a carne bovina, o foco do governo é ampliar a rastreabilidade de todo o rebanho nacional. A medida, segundo Fávaro, é estratégica para ampliar a confiança dos importadores em toda a cadeia produtiva, incluindo couro e derivados.
Fávaro também comentou sobre o papel do Brasil na transição verde. Ele citou o Código Florestal e os investimentos em biocombustíveis como exemplos de políticas que conciliam produção e sustentabilidade. “Estamos no caminho certo”, reforçou.
A expectativa do ministro reforça o compromisso já manifestado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante discurso em Paris, Lula afirmou que pretende assinar o acordo entre Mercosul e União Europeia até dezembro, durante sua presidência temporária no bloco sul-americano. Na ocasião, Lula defendeu a ampliação do comércio bilateral e criticou o protecionismo, ressaltando que o multilateralismo é fundamental para enfrentar as crises atuais.
Leia mais sobre a fala de Lula em Paris
Além do Brasil, a Itália também sinalizou apoio ao acordo entre Mercosul e União Europeia, mas com ressalvas. O governo italiano reafirmou seu respaldo ao tratado, desde que sejam respeitadas as demandas de proteção à agricultura local, especialmente em relação a produtos sensíveis.
O país reforçou que está atento às cláusulas ambientais do acordo e à necessidade de manter padrões rigorosos de qualidade e rastreabilidade dos alimentos importados.
Veja a posição oficial da Itália sobre o acordo Mercosul–UE
__
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings