CNBC
Pinterest

CNBCEXCLUSIVO: Ações do Pinterest desabam 20% com impacto de tarifas nos lucros; veja o que está acontecendo

Mundo

EUA entram em shutdown parcial após impasse orçamentário

Publicado 14/02/2026 • 13:00 | Atualizado há 2 horas

AFP

KEY POINTS

  • O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos entrou em paralisação parcial neste sábado (14).
  • Parlamentares americanos disputam o financiamento da agência responsável por supervisionar grande parte da repressão à imigração conduzida pelo presidente Donald Trump.

Unsplash

Bandeira dos Estados Unidos

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos entrou em paralisação parcial neste sábado (14), enquanto parlamentares americanos disputam o financiamento da agência responsável por supervisionar grande parte da repressão à imigração conduzida pelo presidente Donald Trump.

Milhares de servidores públicos, que vão de agentes de segurança aeroportuária a funcionários de assistência em desastres, serão colocados em licença não remunerada ou obrigados a trabalhar sem salário até que o Congresso aprove um acordo de financiamento.

No centro da disputa orçamentária está o Serviço de Imigração e Alfândega (ICE), cujos agentes mataram dois cidadãos americanos durante operações em larga escala e protestos massivos em Minneapolis.

Leia também: EUA caminham para shutdown na Segurança Interna após impasse entre Trump e democratas

Os democratas se opõem a qualquer novo financiamento para o Departamento de Segurança Interna até que mudanças significativas sejam implementadas na forma como o ICE conduz suas operações.

Em especial, exigem redução de patrulhas, proibição do uso de máscaras faciais por agentes durante operações e a obrigação de obter mandado judicial para entrar em propriedades privadas.

“Donald Trump e os republicanos decidiram que não têm interesse algum em colocar o ICE sob controle”, afirmou na sexta-feira o líder da minoria na Câmara, Hakeem Jeffries.

“Mudanças drásticas são necessárias”, disse Jeffries em coletiva de imprensa. “Sem isso, os republicanos decidiram paralisar partes do governo federal.”

Leia também: Revisão de tarifas sobre aço e alumínio nos EUA pode beneficiar exportações brasileiras

A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, atribuiu a culpa à oposição, dizendo à Fox News que “os democratas estão conduzindo nosso governo rumo a outra paralisação por razões políticas e partidárias”.

Embora o Departamento de Segurança Interna enfrente paralisação, o próprio ICE continuará operando com base em recursos aprovados no projeto de gastos do governo do ano passado.

O senador John Fetterman criticou colegas democratas e declarou: “Essa paralisação literalmente não tem impacto algum sobre o ICE.”

O principal impacto recairia sobre outras agências, incluindo a Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA), responsável pela resposta a desastres naturais.

A Administração de Segurança nos Transportes (TSA), que gerencia a segurança aeroportuária, alertou na rede X que uma paralisação prolongada pode resultar em tempos de espera maiores e voos cancelados.

Negociações travadas

A paralisação seria a terceira do segundo mandato de Trump, incluindo um fechamento recorde de 43 dias do governo em outubro e novembro do ano passado.

O governo havia acabado de reabrir após uma paralisação parcial menor, de quatro dias, no início deste mês — também relacionada ao financiamento do Departamento de Segurança Interna.

Mesmo que todos os 53 senadores republicanos votem a favor do financiamento, as regras do Senado exigem apoio de 60 dos 100 membros para avançar com o projeto orçamentário, o que significa que vários democratas precisariam aderir.

Em resposta às exigências democratas, a Casa Branca afirmou estar pronta para negociar a política de fiscalização da imigração.

O líder da maioria no Senado, John Thune, classificou a proposta como “extremamente séria”, mas alertou que os democratas “nunca vão conseguir toda a lista de desejos”.

Algumas concessões foram feitas durante a paralisação anterior, sob pressão democrata e comoção nacional após agentes federais matarem a tiros Renee Good, mãe de três filhos, e Alex Pretti, enfermeiro que trabalhava com veteranos militares, em Minneapolis no mês passado.

A secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, disse que agentes federais na cidade passariam a usar câmeras corporais “com efeito imediato”, medida que posteriormente seria “expandida nacionalmente”.

O Senado entrou em recesso por uma semana a partir de quinta-feira, mas os senadores podem ser convocados de volta a Washington caso haja avanço rápido nas negociações.

Por ora, porém, as conversas entre a Casa Branca e os democratas parecem estar paralisadas.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;