CNBC
mulher dirigindo

CNBC Uber vai permitir que motoristas e passageiras solicitem viagens só com mulheres a partir do mês que vem

Mundo

EUA e União Europeia negociam acordo tarifário de 15%

Publicado 23/07/2025 • 13:21 | Atualizado há 7 horas

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • A União Europeia e os Estados Unidos avançam nas negociações de um acordo comercial que prevê a aplicação de tarifas recíprocas de 15% sobre importações europeias, segundo o Financial Times.
  • Fontes ouvidas pelo jornal afirmam que o novo patamar tarifário incluiria os tributos já em vigor, que somam em média 4,8%, além de um adicional de 10% aplicado desde abril sobre produtos europeus.

A União Europeia e os Estados Unidos avançam nas negociações de um acordo comercial que prevê a aplicação de tarifas recíprocas de 15% sobre importações europeias, segundo o Financial Times. A medida busca evitar o aumento das tarifas para 30%, anunciado pelo presidente norte-americano Donald Trump a partir de 1º de agosto.

Fontes ouvidas pelo jornal afirmam que o novo patamar tarifário incluiria os tributos já em vigor, que somam em média 4,8%, além de um adicional de 10% aplicado desde abril sobre produtos europeus. Com isso, a União Europeia considera que o possível acordo manteria o cenário atual.

O acordo prevê a redução das tarifas sobre automóveis, hoje em 27,5%, para 15%. Também haveria isenção mútua para determinados produtos, como aeronaves, bebidas alcoólicas e dispositivos médicos.

Leia mais:

Brasil critica tarifas dos EUA em reunião da OMC e recebe apoio de 40 países

“É necessária muita diplomacia e menos bravatas”, diz professor sobre tarifação dos EUA

A Comissão Europeia comunicou os representantes dos países-membros sobre o andamento das conversas com autoridades norte-americanas em reunião realizada na quarta-feira (23).

Caso não haja acordo até o prazo estipulado, Bruxelas mantém em andamento um pacote de retaliação estimado em 93 bilhões de euros. As tarifas previstas podem chegar a 30%, de acordo com as fontes citadas pelo Financial Times.

Um representante do governo dos EUA afirmou que o cenário permanece incerto e pode sofrer alterações.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo