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Expansão na Ásia: BRF compra planta de processados na China por R$ 460 milhões

Publicado 28/11/2024 • 21:27

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • A escolha da região tem motivos estratégicos de ampliação de mercado e logística.
  • A planta tem capacidade de 30 mil toneladas atualmente, e pode ter sua expansão dobrada.
  • BRF prevê operações a partir de 2025.
Sede da BRF

Sede da BRF

Reprodução BRF

A BRF, empresa alimentícia detentora das marcas Sadia, Perdigão e Qualy, anunciou a compra de uma fábrica de processados em Henan, na China.

O investimento marca uma expansão das operações da companhia no mercado chinês, onde já comercializa a proteína animal.

A planta, projetada em 2013, conta com duas linhas de processamento de alimentos e possui capacidade atual de cerca de 30 mil toneladas por ano, com projeção de expansão.

Investimento

Serão investidos por volta de R$ 460 milhões, sendo R$ 250 milhões na compra e o restante em capex (indicador que mede o quanto a empresa investe para manter ou ampliar seu negócio), para adequações e expansão de duas linhas de hambúrguer.

A BRF conta que a nova aquisição gerará por volta 850 novos empregos. Além disso, terá capacidade adicional de mais de 30 mil toneladas por ano, podendo chegar até 60 mil por ano.

A previsão é de que a nova fábrica comece a operar ainda em 2025 sob a gestão da BRF.

Região de Henan

A escolha da localização da fábrica é estratégica, pois dá acesso a um grande mercado global. A matéria-prima utilizada na fábrica pode ter origem tanto na China quanto nas regiões onde a BRF opera: Brasil, Argentina e Uruguai, que estão habilitadas para exportação à Henan.

A província de Henan é a quinta maior economia da China e destaca-se como eixo estratégico de logística, pois se conecta com as regiões norte e sul do país por meio de uma infraestrutura robusta e bem distribuída.

Localizada no centro da China, Henan abriga 266 mil km de rodovias, dos quais 7 mil km são rodovias expressas, além de 6.500 km de ferrovias e 1.400 km de ferrovias de alta velocidade. Seus dois aeroportos internacionais reforçam o papel da província como um importante centro logístico.

A aquisição da fábrica está alinhada à estratégia de ampliação da presença global da companhia, por meio da diversificação de seu footprint e fortaecimento da competitividade da BRF. A companhia poderá atender de maneira mais eficaz às demandas regionais e terá acesso direto ao mercado chinês, que é um dos maiores consumidores de proteínas do mundo.

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