Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Expo Osaka 2025 começa neste domingo; evento quer enfatizar tecnologias em um mundo de ‘divisões’
Publicado 13/04/2025 • 10:16 | Atualizado há 5 meses
Tribunal decide que Trump não pode demitir Lisa Cook antes de reunião do FOMC, enquanto Senado aprova indicado do presidente para o Fed
EXCLUSIVO CNBC: Tim Cook diz que expansão da produção da Apple nos EUA criará um “efeito dominó”
Trump defende que empresas deixem de divulgar resultados trimestrais para fazer a cada seis meses
Índice de referência japonês Nikkei 225 ultrapassa a marca de 45 mil e atinge novo recorde
Os 10 melhores programas de MBA do mundo, segundo o LinkedIn
Publicado 13/04/2025 • 10:16 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
Expo Osaka 2025.
People visit the Australia pavilion on the first day of the six-month 2025 Osaka Expo in the city of Osaka on April 13, 2025. World Expo opened on April 13 with 160 countries and regions showcasing their technology, culture and food, with host Japan hoping to provide the world with some much-needed hope. (Photo by Philip FONG / AFP)
A Expo Mundial de 2025 abriu suas portas neste domingo (13) na cidade japonesa de Osaka, com o objetivo de enfatizar tecnologias futuras e harmonia em um mundo que enfrenta “inúmeras divisões”.
Cerca de 160 países e regiões participam deste evento, realizado regularmente desde meados do século XIX como uma vitrine de técnicas, conhecimentos e culturas diversas do mundo. A Expo 2025 acontece até 13 de outubro na ilha artificial de Yumeshima, na baía de Osaka, a terceira cidade mais populosa do país.
Os organizadores esperam repetir o sucesso da edição de 1970 na mesma cidade, que teve um grande impacto no Japão em pleno auge econômico. Nestes tempos incertos de mudanças e divisões, o tema escolhido desta vez é “a sociedade do futuro”, com ênfase na inteligência artificial (IA) e na tecnologia espacial.
“Depois de superar a pandemia da covid, o mundo agora enfrenta uma crise marcada por inúmeras divisões”, disse o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, em uma cerimônia de abertura futurista.
“É extremamente importante que as pessoas ao redor do mundo se reúnam e abordem a questão da vida em nosso tempo, exibindo tecnologias de ponta e a diversidade de culturas e formas de pensar”, acrescentou.
O pavilhão do Brasil na Expo Osaka 2025, que será inaugurado nesta segunda-feira (14), vai oferecer aos visitantes uma experiência sensorial que vai unir cultura, sustentabilidade e inovação. Sob a direção criativa da cenógrafa Bia Lessa, o espaço foi concebido para ser totalmente acessível e atendendo as exigências de sustentabilidade para garantir a inclusão e acessibilidade universal.
O pavilhão contará com uma exposição permanente dividida em cinco momentos cênicos, intitulados “Os Cinco Atos”, que abordarão temas como a celebração da vida, o renascimento e o florescimento, compondo um espetáculo imersivo de 15 minutos.
A participação no evento será, também, uma oportunidade para promover as exportações brasileiras e atrair investimentos da Ásia, sobretudo no Japão, país com o qual o Brasil celebra, neste ano, 130 anos de relações diplomáticas.
Alguns empresários brasileiros também estarão presentes no evento, como Hugo Barreto (diretor-presidente do Instituto Cultural Vale) e Hiromi Takayama (gerente América Latina da Mitsubishi).
Para enfatizar esse senso de unidade, todos os pavilhões dos países participantes são cercados pela maior estrutura arquitetônica de madeira do mundo, um imponente “Grande Anel” de enormes treliças.
Outros destaques da Expo 2025 incluem um meteorito marciano, um coração artificial criado a partir de células-tronco e 32 esculturas da Hello Kitty em formatos diferentes de algas.
Realizadas regularmente em todo o mundo desde 1851, as Expo Mundiais oferecem aos países a oportunidade de competir por meio da arquitetura de seus pavilhões e compartilhar sua cultura, técnicas e conhecimento.
Embora tenham perdido o brilho, esses eventos já tiveram um grande significado no mundo menos globalizado e interconectado de antigamente, deixando como legado monumentos como a Torre Eiffel em Paris, erguida para a edição de 1889.
O evento poderia ajudar a “restaurar um senso de unidade” no mundo, insistiu Ishiba neste domingo.
Dentro do “Grande Anel”, uma delegação palestina coexistirá com uma delegação israelense que, segundo seu líder, Yahel Vilan, chega “com uma mensagem de paz”.
O lema do pavilhão dos Estados Unidos é “América, a Bela”. Sem evocar as políticas do presidente Donald Trump, a exposição se concentra nas paisagens do país, na IA e na tecnologia espacial.
Perto dali, o pavilhão chinês exibe amostras lunares trazidas por suas sondas espaciais e dedica um grande espaço à tecnologia verde. Ecologia e sustentabilidade são temas recorrentes na Expo, que, no entanto, tem sido criticada por sua natureza temporária.
Após outubro, grande parte dos terrenos da ilha artificial será desmontada para dar lugar a um complexo de cassino, e apenas 12,5% do Grande Anel de Madeira será reutilizado.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Vale demite vice-presidente de RH após polêmica sobre diversidade
Banco do Brasil coloca 142 imóveis em leilão neste mês
Escândalo de protetores solares na Austrália revela que marcas não entregam a proteção que prometem
Rolls-Royce do advogado Nelson Wilians é o carro mais caro já apreendido pela PF
Advogado celebridade, Nelson Wilians é convocado pela CPMI que investiga fraudes no INSS