CNBC

CNBCTikTok anuncia joint venture para driblar restrições e continuar operando nos EUA

Mundo

Fitch Ratings: China crescerá menos em 2026; entenda

Publicado 22/01/2026 • 21:25 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Segundo a Fitch Ratings, fraqueza da demanda interna da China limitará crescimento a 4,1% no próximo ano.
  • Embora o crescimento do PIB da China em 2025 tenha excedido a projeção anterior de 4,8% da Fitch, os dados subjacentes destacam o desafio de reviver a demanda interna.
  • "Acreditamos que a demanda interna permanecerá limitada pela confiança do consumidor lenta, pressões deflacionárias e ventos contrários ao investimento que se expandiram além da correção do setor imobiliário e são amplificados pelo excesso de dívida dos governos locais", pontua a agência em relatório.

Os dados econômicos da China apontam para uma forte demanda externa, equilibrada por uma demanda interna contida em 2026, diz a Fitch Ratings, acrescentando que essa tendências deve reduzir o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país para 4,1%, em comparação com 5,0% em 2025.

“Acreditamos que a demanda interna permanecerá limitada pela confiança do consumidor lenta, pressões deflacionárias e ventos contrários ao investimento que se expandiram além da correção do setor imobiliário e são amplificados pelo excesso de dívida dos governos locais”, pontua a agência em relatório.

Assim, os esforços políticos para reacender o investimento e mudar para um maior consumo provavelmente se intensificarão, mas de forma incremental, proporcionando um suporte modesto à atividade econômica.

Leia mais:

Trump afirma que os EUA lideram o mercado de inteligência artificial, superando a China

Embora o crescimento do PIB da China em 2025 tenha excedido a projeção anterior de 4,8% da Fitch, os dados subjacentes destacam o desafio de reviver a demanda interna.

Várias medidas modestas foram anunciadas para impulsionar a demanda interna, que foi destacada como a principal prioridade econômica para 2026 na Conferência Central de Trabalho Econômico de dezembro, incluindo uma extensão do programa de troca e subsídios de taxa de juros em empréstimos pessoais.

A agência espera uma postura fiscal amplamente neutra, com um declínio modesto no déficit para 7,9% do PIB em 2026, de 8,4% no ano passado. No entanto, os gastos com infraestrutura do governo local desaceleraram acentuadamente no 4T25, sugerindo um déficit de 2025 menor do que a previsão.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;