CNBC
Mercado de trabalho aquecido pressiona inflação, diz economista.

CNBC15 empregos bem pagos nos EUA que não exigem diploma universitário

Mundo

Líder italiana Giorgia Meloni se posiciona como aliada de Trump na Europa

Publicado 06/01/2025 • 11:23 | Atualizado há 12 meses

KEY POINTS

  • A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, se encontrou com Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos.
  • Durante o encontro na Flórida, Trump elogiou Meloni, chamando-a de uma “mulher fantástica” e acrescentando: “Ela realmente conquistou a Europa”, em conversa com jornalistas.
  • Meloni tem fortes motivos para buscar uma aproximação com a administração de Trump, especialmente em relação à ameaça do republicano de impor tarifas sobre importações europeias.
Giorgia Meloni e Donald Trump em encontro nos EUA.

Giorgia Meloni e Donald Trump em encontro nos EUA em 6 de janeiro de 2025

Divulgação X/Giorgia Meloni.

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, fez uma visita surpresa a Mar-a-Lago neste domingo (5), onde se encontrou com Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos.

É o segundo encontro entre os dois desde a vitória do republicano em novembro. Os dois já haviam se encontrado no mês passado, durante a reabertura da Catedral de Notre Dame, em Paris.

Durante o encontro na Flórida, Trump elogiou Meloni, chamando-a de uma “mulher fantástica” e acrescentando: “Ela realmente conquistou a Europa”, em conversa com jornalistas.

Já Meloni publicou em sua conta na rede X (antigo Twitter) que teve uma “boa noite” com Trump e afirmou estar “pronta para trabalhar em conjunto”. Confira:

Essa admiração mútua coloca Meloni em posição estratégica para se tornar a principal aliada de Trump na Europa, especialmente em um momento complicado para outros líderes do continente, como Olaf Scholz, da Alemanha, e Emmanuel Macron, da França, que enfrentam desafios políticos internos e têm histórico de atritos com Trump.

Interesses econômicos em jogo

Meloni tem fortes motivos para buscar uma aproximação com a administração de Trump, especialmente em relação à ameaça do republicano de impor tarifas sobre importações europeias.

Durante sua campanha de reeleição, Trump anunciou a possibilidade de um imposto de 10% sobre todos os bens importados para os Estados Unidos, maior parceiro comercial da União Europeia em termos de exportação.

Para a Itália, o impacto econômico poderia ser significativo. Um estudo da empresa europeia de análise de risco Prometeia estimou que uma tarifa de 10% poderia custar até US$ 7 bilhões (cerca de R$ 35 bilhões) à economia italiana, já que os EUA são o segundo maior mercado de exportação do país, atrás apenas da Alemanha. Analistas do Caixabank apontam que a exposição da Itália ao mercado americano representa cerca de 4% do seu PIB, logo atrás da Alemanha, com 5%.

Aproximação de Giorgia Meloni com Musk

Além de estreitar laços com Trump, Meloni também tem cultivado sua relação com Elon Musk, CEO da Tesla e figura-chave na nova administração americana. Em entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera, Meloni descreveu Musk como uma “grande figura do nosso tempo”, elogiando-o como um “gênio” injustamente retratado como um “monstro”.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;