Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Guarda Nacional enfrenta manifestantes horas depois de chegar a Los Angeles por ordem de Trump
Publicado 08/06/2025 • 20:13 | Atualizado há 5 dias
Irã responde ataque de mísseis e lança 100 drones contra Israel; mercados oscilam
Por que Irã não bloqueará a artéria petrolífera do Estreito de Ormuz, mesmo com guerra com Israel se aproximando
Ministro da Defesa de Israel anuncia ‘situação especial’ após ataque israelense ao Irã
Quem se beneficia do projeto de lei “grande e bonito” de Trump depende em grande parte da renda. Crianças não são exceção.
Preços do petróleo sobem mais de 8% após ataques israelenses
Publicado 08/06/2025 • 20:13 | Atualizado há 5 dias
KEY POINTS
Membros da Guarda Nacional da Califórnia ficam do lado de fora do prédio federal Edward R. Roybal após serem destacados pelo presidente dos EUA, Donald Trump, em resposta aos protestos contra as varreduras de imigração, em Los Angeles, em 8 de junho de 2025.
Mike Blake | Reuters
Autoridades policiais dos Estados Unidos dispararam gás lacrimogêneo contra um grupo de manifestantes reunidos em Los Angeles neste domingo (8), horas depois de o presidente Donald Trump ter enviado a Guarda Nacional para a cidade, num esforço para reprimir a recente agitação contra as autoridades federais de imigração.
O confronto teve início quando centenas de pessoas protestavam em frente ao Centro de Detenção Metropolitana, no centro de Los Angeles, onde vários dos soldados da Guarda Nacional recém-chegados se encontravam ombro a ombro atrás de escudos de plástico antimotim.
Agentes fardados lançaram o gás à medida que avançavam para a rua, levando os manifestantes a recuar. Não ficou imediatamente claro o que motivou o uso do equipamento ou qual agência de policiamento o disparou.
Cerca de 300 soldados da Guarda Nacional chegaram a Los Angeles no início do domingo por ordem de Trump, que acusou o governador Gavin Newsom e outros democratas de não terem conseguido conter os recentes protestos contra os agentes de imigração.
A medida parece ter sido a primeira vez em décadas que a guarda nacional de um Estado americano foi ativada sem um pedido do seu governador, em uma escalada significativa contra grupos e manifestantes que têm procurado impedir os esforços de deportação em massa da administração Trump.
Segundo reportagem da NBC, o Governador da Califórnia Gavin Newsom disse que solicitou que a administração Trump devolvesse as tropas da Guarda ao seu comando.
“Solicitei formalmente à administração Trump que rescindisse o envio ilegal de tropas para o condado de Los Angeles e as devolvesse ao meu comando”, escreveu o governador numa publicação no X. “Revogue a ordem. Devolva o controlo à Califórnia”.
Anteriormente, Newsom havia criticado a decisão de Trump de federalizar as tropas, chamando-a de “propositalmente inflamatória” e dizendo que “só aumentará as tensões”.
O envio da Guarda Nacional ocorreu após dois dias de protestos, que começaram na sexta-feira (6) no centro de Los Angeles e se estenderam no sábado a Paramount, uma cidade de forte presença latina a sul da cidade, e à vizinha Compton.
Quando os agentes federais montaram uma área de preparação no sábado, 7, em Paramount, os manifestantes tentaram bloquear os veículos da patrulha fronteiriça. Alguns deles chegaram a atirar pedras e pedaços de cimento. Em resposta, os agentes, vestidos com equipamento antimotim, lançaram gás lacrimogêneo, bombas de efeito moral e bolas de pimenta.
As tensões estavam elevadas depois de uma série de rusgas efetuadas pelas autoridades de imigração no dia anterior, quando o número de detenções de imigrantes na cidade ultrapassou as 100. Um importante dirigente sindical foi detido durante um protesto e acusado de impedir a aplicação da lei.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Irã responde ataque de mísseis e lança 100 drones contra Israel; mercados oscilam
Aiatolá Khamenei promete “punição severa” a Israel após ataque ao Irã
Brasil condena ataque aéreo de Israel ao Irã e alerta para risco de conflito generalizado
Hezbollah alerta Israel: ataques ao Irã "ameaçam incendiar a região"
Trump diz que “deu uma chance ao Irã” e apela por acordo nuclear “antes que seja tarde demais”