CNBC
Intel diz que receita aumentou com redução de cargos.

CNBCAções da Intel sobem 50% no último mês e participação dos EUA chega a R$85,5 bilhões

Mundo

IA pode levar a uma retração no mercado de ações, alerta David Solomon

Publicado 03/10/2025 • 14:05 | Atualizado há 2 horas

CNBC

Os mercados de ações estão prestes a sofrer uma “retração” no próximo ano ou dois, após anos de serem impulsionados a máximos recordes por um frenesi de IA, de acordo com o CEO da Goldman Sachs, David Solomon.

“Os mercados funcionam em ciclos, e sempre que historicamente tivemos uma aceleração significativa em uma nova tecnologia que cria muita formação de capital e, portanto, muitas novas empresas interessantes em torno dela, geralmente você vê o mercado avançar em relação ao potencial… haverá vencedores e perdedores”, disse ele na Italian Tech Week em Turim, Itália, nessa sexta-feira (3/10).

Solomon apontou para a adoção em massa da internet no final dos anos 1990 e início dos anos 2000, que levou ao surgimento de algumas das maiores empresas do mundo — mas também fez com que os investidores perdessem dinheiro para o que ficou conhecido como a “bolha pontocom”.

“Você verá um fenômeno semelhante aqui”, disse ele. “Não ficaria surpreso se nos próximos 12 a 24 meses víssemos uma retração nos mercados de ações… Acho que muito capital será aplicado e não gerará retornos, e quando isso acontecer, as pessoas não se sentirão bem.”

Um boom da IA tem dominado os mercados globais nos últimos anos, com uma série de novas tecnologias, negócios multibilionários e a ascensão contínua do desenvolvedor do ChatGPT, a OpenAI. Isso fez com que os investidores apostassem alto na tecnologia e injetassem capital em ações como Microsoft, Alphabet, Palantir e Nvidia.

O entusiasmo em torno da IA tem ajudado a impulsionar os índices em Wall Street a além de máximos históricos, mesmo quando as principais médias dos EUA foram prejudicadas no início deste ano pelas políticas comerciais do presidente Donald Trump. No entanto, à medida que os investidores continuam a procurar oportunidades em IA, surgiram preocupações sobre a possibilidade de uma bolha estourar em algum momento.

“Não vou usar a palavra bolha, porque não sei, não sei qual será o caminho, mas sei que as pessoas estão na curva de risco porque estão animadas”, disse Solomon.

“E quando [os investidores estão] animados, eles tendem a pensar nas coisas boas que podem dar certo, e diminuem as coisas sobre as quais você deveria ser cético que podem dar errado… Haverá um reset, haverá uma verificação em algum momento, haverá uma retração. A extensão disso dependerá de quanto tempo durar esta [corrida de touros]”, acrescentou.

Solomon não está sozinho em ter preocupações com os níveis atuais do mercado. Falando no mesmo evento, o fundador da Amazon, Jeff Bezos, disse que a inteligência artificial está atualmente em uma “bolha industrial”.

E no início desta semana, o investidor veterano Leon Cooperman disse à CNBC que “estamos nos estágios finais de um mercado em alta onde bolhas podem se formar” — algo que Warren Buffett havia alertado.

Karim Moussalem, diretor de investimentos em ações da Selwood Asset Management, por sua vez, alertou para “riscos enormes” no horizonte para o comércio de IA que poderiam se desfazer rapidamente. “O comércio de IA está começando a se assemelhar a uma das grandes manias especulativas da história do mercado”, disse Moussalem, que gerencia uma estratégia de ações neutra em relação ao mercado no fundo de hedge com sede em Londres, em uma postagem no LinkedIn.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;