Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Incêndio em boate na Macedônia do Norte deixa 59 mortos
Publicado 16/03/2025 • 14:12 | Atualizado há 6 meses
Ativista conservador aliado de Trump morre depois de ser baleado nos EUA
Justiça dos EUA barra tentativa de Trump de demitir Lisa Cook do Federal Reserve
‘Estamos todos meio em choque’; projeções positivas de receita da Oracle deixam analistas boquiabertos
Importações chinesas para os EUA caem 27% em 2025
Qualcomm lança tecnologia de direção autônoma com a BMW e prevê “efeito dominó”
Publicado 16/03/2025 • 14:12 | Atualizado há 6 meses
KEY POINTS
Foto: reprodução/X
Pelo menos 59 pessoas morreram em um incêndio que destruiu uma boate na madrugada de sábado para domingo na Macedônia do Norte.
“Há 59 pessoas falecidas, das quais 35 foram identificadas”, disse o ministro do Interior, Pance Toskovski, na cidade de Kocani, onde aconteceu a tragédia.
Ele também informou que mandados de prisão foram emitidos contra quatro pessoas.
No momento, 155 pessoas estão hospitalizadas, segundo o ministro.
“Os preparativos para transportar as pessoas gravemente feridas no incêndio de Kocani para hospitais de referência em vários países europeus estão em curso”, declarou Stojanche Angelov, diretor do Centro de Gestão de Crise da Macedônia do Norte.
Muitas vítimas são jovens que assistiam à apresentação do DNK, um grupo de hip-hop muito popular no país, na boate Pulse em Kocani, cidade que fica a 100 quilômetros da capital, Skopje.
“Tentaram ressuscitar as pessoas no local. Os bombeiros e a ambulância chegaram a tempo, mas não foi suficiente”, disse em frente a um hospital da capital uma jovem que estava na boate, em declarações À imprensa local.
“Houve um tumulto na saída. Estou esperando um amigo, ele está com queimaduras na mão. No início, não acreditamos que havia um incêndio, depois houve um pânico enorme e uma correria na saída da boate”, explicou.
As vítimas enviadas para o hospital de Kocani tinham entre 14 e 25 anos, informou a diretora do centro médico, Kristina Serafimovska.
Entre os feridos, “chegaram 70 pacientes que apresentavam queimaduras e intoxicação por monóxido de carbono”, acrescentou.
Serafimovska explicou que “a maioria dos mortos sofreu ferimentos devido ao tumulto que aconteceu quando tentavam sair”.
Um dos membros do grupo DNK, Vladimir Blazev, sofreu queimaduras no rosto e recebeu assistência respiratória, informou a família.
“Segundo as informações iniciais, o incêndio começou como resultado de faíscas de dispositivos pirotécnicos usados na apresentação”, disse o ministro Toskovski, que seguiu para Kocani.
“O mais provável é que as faíscas tenham atingido o teto, feito de um material facilmente inflamável, e então, em muito pouco tempo, o fogo se propagou por toda a boate e uma fumaça densa se formou”, acrescentou.
Vídeos publicados nas redes sociais antes do incêndio permitem observar o que parecem fogos de artifício utilizados durante shows.
O show do DNK começou à meia-noite e o incêndio por volta das 3h00. Outros vídeos mostram grandes chamas e veículos de emergência na entrada da casa noturna.
“Hoje é um dia difícil e muito triste para a Macedônia”, escreveu o primeiro-ministro Hristijan Mickoski no Facebook.
“A perda de tantas vidas jovens é irreparável e a dor das famílias, entes queridos e amigos é incomensurável”, acrescentou.
A chefe da diplomacia europeia, Kaja Kallas, disse estar “profundamente triste com o trágico incêndio” e afirmou que a União Europeia “compartilha o luto e a dor do povo da Macedônia do Norte”, em uma mensagem na rede X.
O papa Francisco enviou orações às vítimas do incêndio.
O Santo Padre deseja “transmitir às famílias dos falecidos, em sua maioria jovens, suas mais profundas condolências”, escreveu o secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, em um telegrama endereçado ao arcebispo de Skopje, Kiro Stojanov.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionaiS
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Juliana Colombo é jornalista especializada em economia e negócios. Já trabalhou nas principais redações do país, como Valor Econômico, Forbes, Folha de S. Paulo e Rede Globo.
Mais lidas
Ativista conservador aliado de Trump morre depois de ser baleado nos EUA
Ouro bate novo recorde histórico, impulsionado por Fed e demanda da China
Microsoft volta com o trabalho presencial: funcionários terão que ir ao escritório três vezes por semana
Falta de mão de obra qualificada vira crise e afeta 69% das indústrias no Brasil
Embraer fará anúncio nos EUA com foco em negociar redução de tarifas e ampliar produção local