Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Inflação, guerra na Ucrânia e pesca ilegal: o que afeta o mercado de atum enlatado, avaliado em US$ 40 bi
Publicado 06/02/2025 • 10:42 | Atualizado há 5 meses
Trump falará com Putin após EUA suspenderem envios de armas para a Ucrânia
Proposta de Trump sobrevive a impasse republicano e segue para decisão final no Congresso
Demissões no DOGE podem começar a impactar mercado de trabalho nos EUA
O que o acordo comercial entre EUA e Vietnã nos diz sobre o futuro das tarifas
EUA suspendem restrições a software de chips para a China em sinal de trégua comercial
Publicado 06/02/2025 • 10:42 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
Pexels
Atualmente avaliada em cerca de US$ 40 bilhões (R$ 232 bilhões), a indústria de atum é um importante setor no mercado global de alimentos.
Em 2021, os Estados Unidos importaram cerca de 637,9 milhões de libras (R$ 4,6 bilhões) de atum, segundo os dados da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês) — quase 71% disso foi em conserva.
O setor é dominado por empresas multinacionais como o Thai Union Group, proprietária da marca Chicken of the Sea, e enfrenta diversos desafios.
Entre 2000 e 2021, o consumo per capita de atum caiu 45%.
Mudanças nas preferências dos consumidores, consolidação de mercado, questões de sustentabilidade, preocupações com a transparência e um escândalo de fixação de preços, que durou quase uma década, afetaram a popularidade do atum entre os norte-americanos.
No entanto, em 2020, no primeiro ano da pandemia de Covid-19, houve um aumento na demanda por essa opção acessível e rica em proteínas, e o atum atingiu o maior nível de consumo desde 2011. A Thai Union registrou um aumento de quase 19% no lucro em comparação a 2019.
Porém, a Thai Union agora enfrenta o aumento dos custos devido à inflação e à guerra entre Rússia e Ucrânia. A empresa implementou aumentos de preços nos últimos dois anos e está explorando estratégias de automação para ajudar a compensar os custos crescentes.
Além disso, a empresa encara ameaças existenciais à indústria, incluindo sustentabilidade, mudanças climáticas e pesca ilegal.
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Wise lança produto com rendimento em euro, dólar e libra e anuncia Brasil como hub na América Latina
“Países não têm amigos, têm interesses”, diz economista sobre parcerias do Brasil com Rússia e China
Adriana Conconi, diretora da VR: “Deixamos de ser apenas vale-refeição e viramos um ecossistema de soluções"
“A Argentina não pode esperar”, diz Milei ao cobrar abertura comercial no Mercosul