Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Irã diz que reserva todas as opções para defender sua soberania após ataques “indignantes” dos EUA e lança novos mísseis a Israel
Publicado 22/06/2025 • 06:14 | Atualizado há 2 semanas
Preço do bitcoin está parado nos US$ 100 mil? Especialistas debatem próximos passos no mercado cripto
Trump anuncia tarifas de 25% para Japão e Coreia do Sul
Futuros de Wall Street caem após Trump ameaçar nova tarifa de 10% a países alinhados à postura “antiamericana” do BRICS
Tarifas vão ‘voltar’ aos níveis de abril até 1º de agosto para países sem acordos, diz Bessent
CoreWeave vai adquirir Core Scientific em acordo de US$ 9 bilhões
Publicado 22/06/2025 • 06:14 | Atualizado há 2 semanas
KEY POINTS
As forças de segurança israelenses e os socorristas se reúnem no local de um ataque iraniano que atingiu um bairro residencial na área de Ramat Aviv, em Tel Aviv, em 22 de junho de 2025.
Jack Guez | Afp | Getty Images
O Irã criticou os ataques dos EUA a três grandes instalações de enriquecimento nuclear no país neste domingo (22).
Teerã também lançou sua 20ª onda de ataques com mísseis e drones contra alvos militares israelenses, de acordo com a mídia estatal iraniana Fars.
A resposta do Irã ocorre após os EUA realizarem um ataque militar direto ao Irã pela primeira vez.
Mísseis disparados do Irã em retaliação aos ataques israelenses foram vistos no céu sobre Hebron, na Cisjordânia, em 21 de junho de 2025.
O Ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, disse no domingo que Teerã reserva todas as opções para defender sua soberania e seu povo após os ataques “indignantes” dos EUA a três grandes instalações de enriquecimento nuclear no país do Oriente Médio.
O Irã também lançou sua 20ª onda de ataques com mísseis e drones contra alvos militares israelenses, de acordo com a mídia estatal iraniana Fars. As Forças de Defesa de Israel relataram sirenes tocando devido a novos ataques iranianos e acrescentaram que iniciaram seus próprios ataques com mísseis no oeste do Irã.
Os dois rivais regionais vêm trocando ataques desde o ataque surpresa de Israel ao Irã na semana passada.
Leia mais
Estou alarmado com uso da força pelos EUA contra Irã, diz secretário-geral da ONU
“Primeiro vem a força, depois vem a paz”, diz primeiro-ministro israelense sobre ataque dos EUA ao Irã
A resposta de Teerã ocorre após os EUA realizarem um ataque militar direto ao Irã pela primeira vez, um movimento que aumentou dramaticamente as tensões geopolíticas na já volátil região.
Araghchi disse nas redes sociais que os ataques dos EUA aos sites nucleares de Fordo, Natanz e Isfahan teriam “consequências duradouras”, acrescentando que “cada membro das Nações Unidas deve estar alarmado com esse comportamento extremamente perigoso, ilegal e criminoso.”
“De acordo com a Carta da ONU e suas provisões que permitem uma resposta legítima em autodefesa, o Irã reserva todas as opções para defender sua soberania, interesses e povo”, disse Araghchi no X.
Em discurso à nação na noite de sábado, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que os ataques a três dos sites nucleares do Irã foram um “sucesso militar espetacular” que “obliterou completamente” as principais instalações de enriquecimento do país.
A afirmação do presidente dos EUA sobre o resultado da operação não pôde ser confirmada de forma independente. A Agência Internacional de Energia Atômica e o centro de segurança nuclear do Irã relataram que não houve radiação ou contaminação nos centros nucleares após os ataques, até a manhã de domingo, horário de Londres.
Manifestantes em apoio ao Irã e aos palestinos em Gaza seguram bandeiras e cartazes durante uma manifestação contra as ações de Israel e dos Estados Unidos em Sydney em 22 de junho de 2025.
“Haverá paz ou haverá uma tragédia para o Irã muito maior do que testemunhamos nos últimos oito dias. Lembrem-se, há muitos alvos restantes”, disse Trump.
Israel acolheu a intervenção de Trump no conflito. O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu disse que a “decisão ousada de Trump mudará a história.”
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Trump ameaça aplicar tarifa extra de 10% a países que se alinham com as políticas “antiamericanas” do BRICS
Estatal chinesa assina acordo com Brasil para construir ferrovia entre Atlântico e Pacífico
Trump critica tratamento dado a Bolsonaro e fala em "caça às bruxas" no Brasil
Trump anuncia tarifas recíprocas para 14 países; veja quais
Haddad edita portaria com cortes de gastos no Ministério da Fazenda