CNBC
Moeda ilustrativa de Bitcoin

CNBC Preço do bitcoin está parado nos US$ 100 mil? Especialistas debatem próximos passos no mercado cripto

Mundo

Israel atrasou bomba nuclear do Irã em ‘pelo menos dois ou três anos’, estima ministro

Publicado 20/06/2025 • 19:40 | Atualizado há 2 semanas

AFP

KEY POINTS

  • Israel estima que seus ataques ao Irã atrasaram o potencial de Teerã para desenvolver uma arma nuclear em "pelo menos dois ou três anos", disse o ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Saar.
  • A ofensiva israelense, que atingiu centenas de locais nucleares e militares, matando comandantes de alto escalão e cientistas nucleares, produziu resultados "muito significativos", afirmou Saar.
Fumaça sobe de uma instalação de armazenamento de petróleo após aparentemente ter sido atingida por um ataque israelense no sábado, em Teerã, no Irã, nesta segunda- feira, 16 de junho de 2025.

Fumaça sobe de uma instalação de armazenamento de petróleo após aparentemente ter sido atingida por um ataque israelense no sábado, em Teerã, no Irã, nesta segunda- feira, 16 de junho de 2025.

Israel estima que seus ataques ao Irã atrasaram o potencial de Teerã para desenvolver uma arma nuclear em “pelo menos dois ou três anos”, disse o ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Saar.

A ofensiva israelense, que atingiu centenas de locais nucleares e militares, matando comandantes de alto escalão e cientistas nucleares, produziu resultados “muito significativos”, afirmou Saar ao jornal alemão Bild.

Leia também

Trump: Irã tem ‘no máximo’ duas semanas para evitar ataques aéreos dos Estados Unidos

Irã aceita negociar programa nuclear – desde que não esteja sob ataque

Mídia iraniana relata prisão de “espião europeu”

Impacto dos ataques israelenses

“De acordo com a avaliação que ouvimos, já atrasamos em pelo menos dois ou três anos a possibilidade de eles terem uma bomba nuclear”, disse Saar. “O fato de termos eliminado aquelas pessoas que lideraram e impulsionaram a militarização do programa nuclear é extremamente importante”, completou.

“Já alcançamos muito, mas faremos tudo o que pudermos. Não vamos parar até fazermos tudo o que pudermos lá para remover essa ameaça.” O Irã, que retaliou contra a ofensiva sem precedentes lançada por Israel em 13 de junho com ataques de drones e mísseis, nega que esteja buscando armas nucleares.

Saar afirmou que o governo israelense não “definiu mudança de regime” na república islâmica como “um objetivo nesta guerra”. “Pelo menos até agora, não fizemos isso”, concluiu.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo