Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Lula pede que ONU assuma papel de liderança nos esforços de paz entre Rússia e Ucrânia
Publicado 07/06/2025 • 16:09 | Atualizado há 1 mês
Trump diz que irá impor tarifas de 50% sobre cobre e 200% para produtos farmacêuticos
Os impérios esportivos mais valiosos da CNBC em 2025: veja como os 20 maiores do mundo se comparam
Navarro, assessor de tecnologia de Trump, pressiona Apple por demora em deixar a China
Mercados de ações globais estão desmascarando o blefe de Trump sobre tarifas
Japão considera “lamentável” o anúncio de tarifas de Trump; países lutam para lidar com novo prazo dos EUA
Publicado 07/06/2025 • 16:09 | Atualizado há 1 mês
KEY POINTS
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Foto: Ricardo Stuckert / PR.
No sábado (7), o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, pediu às Nações Unidas que formem um grupo de países com a missão de buscar uma solução para o conflito entre Rússia e Ucrânia.
A iniciativa, anunciada por Lula em uma coletiva de imprensa durante visita à França, vem após o presidente francês, Emmanuel Macron, afirmar nesta semana que o Brasil tem “um papel muito importante a desempenhar” na resolução do conflito.
Uma segunda rodada de negociações diretas de paz entre Rússia e Ucrânia começou nesta semana em Istambul, após a primeira rodada não ter conseguido garantir uma pausa em mais de três anos de combates.
“A ONU pode voltar a ser protagonista nesse assunto”, disse Lula, chamando o secretário-geral da ONU, António Guterres, de “um homem bom”.
Leia também:
Lula diz que está ‘tudo acertado’ sobre a questão do aumento do IOF
O chefe da ONU deveria “propor um grupo de amigos” tanto ao presidente ucraniano Volodymyr Zelensky quanto ao líder russo Vladimir Putin, que então “conversariam com ambos, ouvindo suas respectivas verdades e, em seguida, construindo uma alternativa”, afirmou Lula.
“O que estou propondo é a criação de uma comissão composta por países que não estão envolvidos na guerra para conversar com Zelensky e Putin”, explicou.
Nenhum dos lados “vai conseguir o que deseja, mas podem alcançar o que é possível”, disse ele. “Nem 100% da posição de Zelensky, nem 100% da posição de Putin.”
Ao contrário da maioria dos países europeus, Lula mantém relações amigáveis com Moscou e tem adotado uma posição de neutralidade em relação ao conflito na Ucrânia.
Lula, que em julho irá sediar a próxima cúpula do grupo de nações BRICS no Rio de Janeiro, disse que Putin foi convidado para o encontro, apesar de um mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional por suposta deportação ilegal de crianças ucranianas para a Rússia.
No sábado, a Rússia acusou a Ucrânia de adiar uma troca em larga escala de soldados capturados, uma acusação negada por Kiev.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings