Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Musk reage à publicação sobre impeachment de Lula
Publicado 15/02/2025 • 16:52 | Atualizado há 10 meses
Grupo TIM ganha indenização judicial bilionária na Itália
Após mudança de tom de Trump, Departamento de Justiça libera milhares de arquivos Epstein
Palo Alto Networks amplia parceria com Google Cloud em acordo multibilionário
TikTok assina acordo para criar nova joint venture nos EUA; entenda
O que vem pela frente para a mídia em 2026? Executivos anônimos fazem previsões ousadas
Publicado 15/02/2025 • 16:52 | Atualizado há 10 meses
KEY POINTS
Foto de Elon Musk
NASA/Kim Shiflett
O chefe do Departamento de Eficiência Governamental dos Estados Unidos, Elon Musk, compartilhou em sua conta oficial no X, rede social da qual é dono, a publicação de um usuário sobre a mobilização da direita brasileira na organização de atos de rua pelo impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O post do bilionário, que já soma 13,7 milhões de visualizações, foi compartilhado por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro que tentam impulsionar o alcance das manifestações contra o atual governo.
Musk compartilhou a postagem de um usuário do X que faz menção a uma “onda nacional de protestos” em mais de 120 cidades brasileiras. As manifestações estão previstas para ocorrer no próximo dia 16.
De acordo com o autor do post, que acompanha fotos das manifestações de 2016 pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), “o movimento está ganhando tração pelo Brasil graças aos crescentes sinais de oposição ao governo (Lula)”.
— Elon Musk (@elonmusk) February 15, 2025
A oposição ao governo passou a defender mais enfaticamente o impeachment de Lula em posts no X após a mais recente pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta-feira, 14, que mostrou que o governo Lula tem 24% de aprovação e 41% de rejeição.
O autor do post original ainda afirmou que os manifestantes estão se organizando contra o que eles acreditam ser uma “erosão da democracia” no Brasil sob a liderança de Lula. Esse é o mesmo discurso que parlamentares bolsonaristas reproduziram em comitivas internacionais e no encontro nesta semana com o relator para a liberdade de expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, Pedro Vaca.
Ao republicar a postagem, Musk comentou “Wow”, em alusão à grandeza dos atos prometidos pela direita brasileira. No entanto, as mais recentes manifestações convocadas por políticos bolsonaristas, como a do início deste ano em apoio à posse do presidente norte-americano Donald Trump, não teve tração prometida e atraíram poucas pessoas para as ruas em comparação a atos passados.
O post de Musk foi compartilhado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) com um comentário de convocação dos seus apoiadores a estarem presentes na rua na data marcada para os atos. O parlamentar ainda comentou na publicação do secretário norte-americano que o dia 16 de março será histórico.
A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou que o chefe do Departamento de Eficiência Governamental dos Estados Unidos, Elon Musk, está “usando o X” para “comandar” um protesto de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro no Brasil.
A declaração ocorreu neste sábado (15), em publicação na rede social X, que também pertence ao funcionário do presidente Donald Trump. Na postagem, a deputada federal também criticou o que chamou de “bater continência” para os Estados Unidos.
“Elon Musk usando o X para comandar um protesto de bolsonaristas aqui no Brasil. Essa gente do inelegível não tem noção do que seja a palavra soberania. Bater continência para bandeira dos EUA é pouco. Querem entregar de vez o País e nem se envergonham disso”, escreveu a petista.
Elon Musk usando o X pra comandar um protesto de bolsonaristas aqui no Brasil. Essa gente do inelegível não tem noção do que seja a palavra soberania. Bater continência pra bandeira dos EUA é pouco. Querem entregar de vez o país e nem se envergonham disso.
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) February 15, 2025
Gleisi reagiu a Musk após ele ter compartilhado a publicação de um usuário sobre a mobilização da direita brasileira na organização de atos de rua pelo impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A postagem compartilhada por Musk, às 23h22 da sexta-feira (14), fala em uma “onda nacional de protestos” no dia 16 de março. A postagem original também contém fotos de manifestações da direita na Avenida Paulista. O empresário escreveu “uau” ao repostar a publicação.
A hashtag “#Fora Lula” chegou ao topo do ranking “Assuntos do Momento” da rede social X, neste sábado. As postagens críticas ao presidente brasileiro repercutem a pesquisa Datafolha que mostrou uma queda histórica na aprovação do petista.
–
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings
Mais lidas
1
IPVA 2026: como consultar o valor em São Paulo? Confira o passo a passo
2
Por que a Warner Bros. considera a Netflix mais estratégica que a Paramount para uma fusão
3
Greve dos Correios é confirmada em 9 estados; veja onde há paralisação
4
Com prejuízo bilionário, Correios veem crise do plano de saúde acelerar urgência por crédito
5
Mega da Virada: quanto custa apostar e concorrer ao prêmio?