Nota de 20 dólares e bandeira dos Estados Unidos

CNBC Payroll: mercado de trabalho dos EUA ganha força em março, apesar de alta na taxa de desemprego

Mundo

Oito produtores da OPEP+ aceleram aumento de produção de petróleo, derrubando preços em 6%

Publicado 03/04/2025 • 13:15 | Atualizado há 2 dias

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • Oito importantes produtores da OPEP+ concordaram na quinta-feira (3) em aumentar a produção combinada de petróleo em 411 mil barris por dia, acelerando o ritmo dos aumentos previstos e reduzindo os preços do petróleo.
  • Esperava-se amplamente que o grupo implementasse um aumento de pouco menos de 140 mil barris por dia no próximo mês.
Mais cedo, o banco Goldman Sachs reduziu a cotação do petróleo para 2025 e 2026.

Mais cedo, o banco Goldman Sachs reduziu a cotação do petróleo para 2025 e 2026

Pixabay.

Oito importantes produtores da OPEP+ concordaram na quinta-feira (3) em aumentar a produção combinada de petróleo em 411 mil barris por dia, acelerando o ritmo dos aumentos previstos e reduzindo os preços do petróleo. Esperava-se amplamente que o grupo implementasse um aumento de pouco menos de 140 mil barris por dia no próximo mês.

O aumento de maio acordado na quinta-feira é “equivalente a três incrementos mensais”, afirmou a OPEP em comunicado, acrescentando que “os aumentos graduais podem ser pausados ou revertidos conforme as condições do mercado evoluam”.

Leia também:

Impacto nos preços do petróleo

Uma imagem mostra o logotipo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) durante a conferência sobre mudança climática das Nações Unidas COP29, em Baku, Azerbaijão, em 13 de novembro de 2024.

O contrato Ice Brent para entrega em junho estava sendo negociado a US$ 70,50 por barril às 13h32 no horário de Londres (8h32 no horário de Brasília), uma queda de 5,94% em relação ao fechamento de quarta-feira (2). O contrato Nymex WTI para maio estava a US$ 67,11 por barril, 6,41% menor.

Decisão dos produtores e ajustes no mercado

Arábia Saudita, Rússia, Iraque, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Cazaquistão, Argélia e Omã se reuniram virtualmente para revisar as condições do mercado global e decidiram aumentar a produção coletiva em 411 mil barris por dia, a partir de maio. Esperava-se amplamente que o grupo implementasse um aumento de pouco menos de 140 mil barris por dia no próximo mês.

O aumento de maio acordado na quinta-feira é “equivalente a três incrementos mensais”, afirmou a OPEP em comunicado, acrescentando que “os aumentos graduais podem ser pausados ou revertidos conforme as condições do mercado evoluam”.

Os oito produtores da OPEP+ começaram este mês a desfazer gradualmente cortes voluntários de 2,2 milhões de barris diários, realizados independentemente da estratégia de produção da mais ampla aliança de 22 membros da OPEP+, que possui aproximadamente 3,66 milhões de barris por dia de cortes separados até o final de 2026.

Participação do novo ministro do Cazaquistão

A reunião de quinta-feira foi a primeira com a participação de Erlan Akkenzhenov, o novo ministro de energia do Cazaquistão, que tem enfrentado dificuldades em produzir acima de sua cota atribuída.

Repercussões da decisão no cenário global

Sem mencionar países individuais, a OPEP afirmou em seu comunicado de quinta-feira que o aumento de produção de maio “proporcionará uma oportunidade para que os países participantes acelerem sua compensação” por meio de cortes de produção adicionais em linha com a produção excessiva.

A decisão de quinta-feira foi tomada em meio a uma turbulência mais ampla do mercado, desencadeada por tarifas abrangentes sobre parceiros comerciais importantes, reveladas na quarta-feira (2) pela administração do presidente dos EUA, Donald Trump, que, ao mesmo tempo, defende um aumento na produção de petróleo dos EUA.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo