Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Presidente da Colômbia reage a Trump e diz que “pegaria novamente nas armas”
Publicado 05/01/2026 • 12:00 | Atualizado há 6 meses
OpenAI lança chip próprio e avança no controle da infraestrutura de I.A.
Ações de tecnologia se recuperam após liquidação global
Congresso dos EUA analisa projeto de lei que obriga empresas de tecnologia a arcar com custos de energia de data centers de IA
SpaceX começa a atrair vendidos, mas muitos ainda evitam apostar contra Musk
Ucrânia eleva o custo da guerra para a Rússia e testa a determinação de Putin
Publicado 05/01/2026 • 12:00 | Atualizado há 6 meses
KEY POINTS
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, disse nesta segunda-feira (5) que pegará “em armas novamente” diante das ameaças de Donald Trump, em meio às tensões crescentes entre os dois líderes após os bombardeios dos Estados Unidos na Venezuela no sábado.
Desde que Trump assumiu seu segundo mandato em 2025, as relações entre os Estados Unidos e a Colômbia vêm se deteriorando progressivamente, com constantes trocas de acusações entre os dois mandatários sobre temas como segurança regional, tarifas alfandegárias e gestão da política imigratória.
“Jurei não tocar em mais nenhuma arma desde o pacto de paz de 1989, mas pela pátria pegarei novamente nas armas que não quero”, disse o mandatário na rede social X.
Trump disse durante o fim de semana que Petro deveria “tomar cuidado com o traseiro”, logo após o mandatário venezuelano Nicolás Maduro ter sido capturado em Caracas e levado para os Estados Unidos, acusado de narcotráfico e terrorismo.
Além disso, descreveu Petro como “um homem doente que gosta de fabricar cocaína e vendê-la para os Estados Unidos”. “Ele não fará isso por muito mais tempo”, advertiu o presidente americano.
Siga o Times | CNBC no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo.
Siga o Times | CNBCLeia também: Após operação na Venezuela, Trump faz novas declarações sobre a América Latina; veja o que ele disse
Petro, um ex-guerrilheiro do M-19 que assinou a paz em 1990, também foi congressista e prefeito de Bogotá antes de se tornar o primeiro presidente de esquerda da Colômbia.
“Cada soldado da Colômbia tem uma ordem a partir de agora: todo comandante da força pública que preferir a bandeira dos EUA à bandeira da Colômbia deve se retirar imediatamente”, acrescentou o mandatário em sua publicação de segunda-feira.
Washington e Bogotá foram aliados durante décadas, especialmente durante a implementação do Plano Colômbia em 1999, considerado um dos motivos para o sucesso da luta contra os cartéis.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Maiores Audiências
1
Instagram caiu: rede da Meta apresenta instabilidade e falhas nesta terça-feira (23)
2
Claude, plataforma de IA da Anthropic, passa por instabilidade nesta terça (23)
3
PF aponta que Digimais copiou tática do Master de superavaliar ativos para esconder rombo e de se escorar no FGC
4
Quina de São João ou Lotofácil da Independência? Qual loteria oferece mais chances de ganhar?
5
Digimais, banco do Edir Macedo, corre ‘risco real de quebra’, justificou a Fitch diante do corte do rating