Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Primeiro GPU da Nvidia foi fabricado na França — Macron quer que o país volte a produzir chips de ponta
Publicado 12/06/2025 • 07:54 | Atualizado há 1 mês
Exclusivo CNBC: Trump “provavelmente” demitirá presidente do Fed “em breve”, diz autoridade da Casa Branca
França quer cortar dois feriados e eliminar cargos públicos para economizar dinheiro
Ações da ASML caem após gigante dos chips dizer que não pode confirmar crescimento em 2026
CEO da Nvidia quer vender chips mais avançados para a China após fim da proibição do H20
Ações da Renault despencam 17% após montadora revisar projeções e nomear novo CEO interino
Publicado 12/06/2025 • 07:54 | Atualizado há 1 mês
KEY POINTS
O presidente francês Emmanuel Macron fez um apelo na quarta-feira para que seu país fabrique os chips mais avançados do mundo, em uma tentativa de se posicionar como um centro tecnológico essencial na Europa.
Os comentários ocorrem no momento em que empresas e países europeus de tecnologia estão reavaliando sua dependência de empresas estrangeiras de tecnologia para tecnologia e infraestrutura críticas.
A fabricação de chips em particular surgiu como um tópico após a NvidiaO CEO Jensen Huang, que estava discursando ao lado de Macron e do CEO da Mistral AI, Arthur Mensch, disse na quarta-feira que a primeira unidade de processamento gráfico (GPU) da empresa foi fabricada na França pela SGS Thomson Microelectronics, agora conhecida como STMicroelectronics.
No entanto, a STMicroelectronics não está atualmente na vanguarda da fabricação de semicondutores. A maioria dos chips que fabrica destina-se a indústrias como a automotiva, que não exigem os semicondutores mais avançados.
No entanto, Macron expôs sua ambição de que a França seja capaz de fabricar semicondutores na faixa de 2 a 10 nanômetros.
“Se quisermos consolidar nossa indústria, precisamos agora obter cada vez mais chips na escala certa”, disse Macron na quarta-feira.
Quanto menor o número de nanômetros, mais transistores podem ser colocados em um chip, resultando em um semicondutor mais potente. Os chips mais recentes do iPhone da Apple, por exemplo, são baseados na tecnologia de 3 nanômetros.
Pouquíssimas empresas conseguem fabricar chips nesse nível e em larga escala, com a Samsung e a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC), fornecedora da Nvidia, liderando o grupo.
Se a França quiser produzir esses chips de ponta, provavelmente precisará que a TSMC ou a Samsung construam uma fábrica local — algo que já acontece nos EUA. A TSMC agora comprometeu bilhões de dólares para construir mais fábricas nos Estados Unidos.
Macron divulgou um acordo entre a Thales, a Radiall e a taiwanesa Foxconn, que estão explorando a criação de uma instalação de montagem e teste de semicondutores na França.
“Quero convencê-los a fabricar na França”, disse Macron durante o VivaTech — um dos maiores eventos de tecnologia da França — no mesmo dia em que Huang, da Nvidia, anunciou uma série de acordos para construir mais infraestrutura de inteligência artificial na Europa .
Uma parceria importante anunciada por Huang é entre a Nvidia e a empresa francesa de modelos de IA Mistral para construir a chamada “nuvem de IA”.
A França busca desenvolver sua infraestrutura de IA e Macron afirmou em fevereiro que o setor de IA do país receberia 109 bilhões de euros (US$ 125,6 bilhões) em investimentos privados nos próximos anos. Macron elogiou o acordo entre Nvidia e Mistral como uma extensão do desenvolvimento de IA da França.
“Estamos aprofundando [os investimentos] e acelerando. E o que a Mistral AI e a Nvidia anunciaram esta manhã também é uma mudança radical”, disse Macron à CNBC na quarta-feira.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Raízen fecha a histórica Usina Santa Elisa e levanta R$ 1 bi com venda de cana-de-açúcar
Trump autoriza e EUA vão investigar Brasil por práticas comerciais desleais
Tarifa de 50% dos EUA retém 30 mil toneladas de carne bovina brasileira
EUA citam uso do PIX e falta de combate à corrupção em investigação contra o Brasil
Governo reage e envia carta aos EUA cobrando diálogo sobre as tarifas