Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Putin diz ser possível um acordo entre Irã e Israel que atenda a ambos os lados
Publicado 19/06/2025 • 08:34 | Atualizado há 4 semanas
Exclusivo CNBC: Trump “provavelmente” demitirá presidente do Fed “em breve”, diz autoridade da Casa Branca
França quer cortar dois feriados e eliminar cargos públicos para economizar dinheiro
Ações da ASML caem após gigante dos chips dizer que não pode confirmar crescimento em 2026
CEO da Nvidia quer vender chips mais avançados para a China após fim da proibição do H20
Ações da Renault despencam 17% após montadora revisar projeções e nomear novo CEO interino
Publicado 19/06/2025 • 08:34 | Atualizado há 4 semanas
KEY POINTS
Vladimir Putin, presidente da Rússia.
Wikipedia.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta quinta-feira (19) que é possível chegar a um acordo para encerrar os combates entre Israel e Irã, acrescentando que os ataques israelenses contra o Irã resultaram em uma “consolidação” da sociedade iraniana em torno de sua liderança.
Ele acrescentou que “nem sequer gostaria de discutir” a possibilidade de Israel assassinar o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei. “Observamos que hoje, no Irã, há uma consolidação da sociedade em torno da liderança política do país”, disse Putin a jornalistas estrangeiros, incluindo a AFP, em um evento televisionado.
“Essa é uma questão delicada, e, naturalmente, precisamos agir com muita cautela, mas, na minha opinião, é possível encontrar uma solução”, acrescentou.
Leia também:
Netanyahu diz que Irã ‘pagará um preço alto’ após ataque a hospital em Israel
Coreia do Norte chama ataques de Israel ao Irã de ‘ato ilegal’ e ‘crime contra a humanidade’
Putin afirmou que tal acordo poderia garantir tanto a segurança de Israel quanto o desejo do Irã de manter um programa nuclear de caráter civil.
Israel declarou que sua campanha aérea surpresa teve como objetivo impedir o Irã de adquirir armas nucleares — uma ambição que Teerã nega.
“Acredito que seria bom para todos nós buscarmos juntos maneiras de encerrar os combates e encontrar caminhos para que os participantes do conflito cheguem a um acordo”, disse Putin.
Segundo ele, há mais de 200 funcionários russos na usina nuclear de Bushehr, no sul do Irã, construída pela empresa estatal russa Rosatom. “Concordamos com a liderança de Israel que sua segurança será garantida”, afirmou.
Putin disse que a Rússia poderia “continuar” a colaborar com o Irã em seu programa nuclear civil e “garantir seus interesses nesse campo”.
Na quarta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aparentemente rejeitou a oferta anterior de Putin para mediar o conflito, dizendo que o presidente russo deveria primeiro encerrar seu próprio conflito na Ucrânia.
“Conversei com ele ontem e… ele realmente se ofereceu para ajudar a mediar. Eu disse: ‘faça-me um favor, resolva o seu próprio problema primeiro’”, declarou Trump a repórteres durante a inauguração de um novo mastro de bandeira na Casa Branca.
A Rússia aprofundou seus laços militares com o Irã desde que Moscou lançou sua campanha na Ucrânia, em 2022, e, em janeiro, os dois países assinaram um amplo acordo de parceria estratégica.
Kiev e seus aliados há muito acusam o Irã de fornecer drones e mísseis de curto alcance à Rússia, mas Putin afirmou, em seu evento com a imprensa, que o Irã não pediu ajuda militar desde o ataque de Israel.
A ofensiva na Ucrânia e a guerra em Gaza abalaram as tradicionalmente boas relações de Moscou com Israel, que abriga uma grande comunidade de origem russa.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Raízen fecha a histórica Usina Santa Elisa e levanta R$ 1 bi com venda de cana-de-açúcar
Trump autoriza e EUA vão investigar Brasil por práticas comerciais desleais
Tarifa de 50% dos EUA retém 30 mil toneladas de carne bovina brasileira
EUA citam uso do PIX e falta de combate à corrupção em investigação contra o Brasil
Governo reage e envia carta aos EUA cobrando diálogo sobre as tarifas