Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Putin e Trump deixam Zelensky para trás e pulam negociações de paz na Turquia
Publicado 15/05/2025 • 10:50 | Atualizado há 4 semanas
Irã responde ataque de mísseis e lança 100 drones contra Israel; mercados oscilam
Por que Irã não bloqueará a artéria petrolífera do Estreito de Ormuz, mesmo com guerra com Israel se aproximando
Ministro da Defesa de Israel anuncia ‘situação especial’ após ataque israelense ao Irã
Quem se beneficia do projeto de lei “grande e bonito” de Trump depende em grande parte da renda. Crianças não são exceção.
Preços do petróleo sobem mais de 8% após ataques israelenses
Publicado 15/05/2025 • 10:50 | Atualizado há 4 semanas
KEY POINTS
Presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin
REUTERS/Kevin Lamarque/
As esperanças de que os líderes da Ucrânia e da Rússia se reunissem para negociações de paz na Turquia na quinta-feira foram frustradas quando o líder do Kremlin, Vladimir Putin, e seu colega da Casa Branca, Donald Trump, optaram por não viajar.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy foi pressionado por Trump a participar das negociações em Istambul, mas disse que só o faria se o presidente russo estivesse presente.
O presidente russo Putin sinalizou no último domingo que estava disposto a manter “negociações diretas” com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky “sem quaisquer pré-condições” em Istambul esta semana.
No entanto, o líder russo não confirmou se compareceria pessoalmente às negociações, e o nome de Putin estava notavelmente ausente quando o Kremlin confirmou a delegação que enviaria a Istambul na noite de quarta-feira.
O Kremlin se mostrou reservado quanto à presença do presidente russo nas negociações, com o secretário de imprensa de Putin, Dmitry Peskov, evitando as perguntas dos repórteres sobre o assunto. Questionado na quarta-feira se Putin viajaria para a Turquia, o porta-voz respondeu que o presidente teria “reuniões de trabalho”.
Peskov foi enfático na quinta-feira, no entanto, dizendo um “não” direto quando perguntado se Putin participaria das negociações.
A delegação russa é liderada pelo assessor presidencial Vladimir Medinsky e inclui o vice-ministro das Relações Exteriores, Mikhail Galuzin, o vice-ministro da Defesa, Alexander Fomin, além do alto oficial militar Igor Kostyukov. Apesar da ausência de Putin, o Kremlin informou que o presidente manteve uma reunião noturna com várias autoridades russas de alto escalão para discutir as negociações.
Após o anúncio do Kremlin, um alto funcionário da Casa Branca disse à NBC News que os altos enviados dos EUA, Steve Witkoff e Keith Kellogg, bem como o Secretário de Estado Marco Rubio, viajariam para Istambul para conversas — enquanto Trump não viajaria para a Turquia.
Zelenskyy, da Ucrânia, expressou ceticismo em relação às negociações desta semana, comentando na quarta-feira que ainda estava “esperando para ver quem virá da Rússia, e então decidirei quais medidas a Ucrânia deve tomar. Até o momento, os sinais deles na mídia não são convincentes”, disse ele na plataforma de mídia social X.
Kiev foi pressionada a participar das discussões depois que Trump disse no domingo que a Ucrânia deveria concordar em se encontrar com a Rússia “imediatamente”.
“Pelo menos eles poderão determinar se um acordo é possível ou não”, escreveu Trump em sua plataforma de mídia social Truth.
“Se não for, os líderes europeus e os EUA saberão onde tudo está e poderão proceder de acordo!” Trump disse que estava “começando a duvidar que a Ucrânia faria um acordo com Putin” antes de exclamar: “TENHA A REUNIÃO, AGORA!!!”
Não se sabe se Zelenskyy ainda participará das negociações agora que Putin e Trump não estarão presentes.
Andrii Yermak, chefe do gabinete de Zelenskyy, era esperado para participar das negociações, mas não houve confirmação oficial de sua participação. Zelenskyy deve se encontrar com o presidente turco Erdogan em Ancara na quinta-feira.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Irã responde ataque de mísseis e lança 100 drones contra Israel; mercados oscilam
Aiatolá Khamenei promete “punição severa” a Israel após ataque ao Irã
Brasil condena ataque aéreo de Israel ao Irã e alerta para risco de conflito generalizado
Hezbollah alerta Israel: ataques ao Irã "ameaçam incendiar a região"
Trump diz que “deu uma chance ao Irã” e apela por acordo nuclear “antes que seja tarde demais”