Tarifas de Trump impactam automóveis do Canadá; especialista comenta efeitos no setor e nos preços
Publicado 01/04/2025 • 20:14 | Atualizado há 3 semanas
A ‘regra simples’ de Warren Buffett para construir riqueza quando o mercado de ações está volátil
EUA começará a eliminar corantes usados em salgadinhos e doces como Cheetos e Skittles
CEO da OpenAI, Sam Altman deixa cargo de presidente do conselho da Oklo
Americanos já estão fazendo mudanças financeiras em resposta às tarifas. Veja o que os especialistas recomendam priorizar
Trump diz que “há uma chance” de que a receita tarifária substitua o imposto de renda. Economistas estão céticos
Publicado 01/04/2025 • 20:14 | Atualizado há 3 semanas
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou para essa quarta-feira, dia 2 de abril, o início da implementação de tarifas recíprocas sobre produtos importados. O Canadá, um dos principais afetados, exporta cerca de 70% dos automóveis produzidos em seu território para os Estados Unidos, o que representa aproximadamente 10% do seu PIB.
Em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC nesta terça-feira (1º), Hilton Nascimento, presidente da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, explicou que as tarifas afetarão diretamente o setor automobilístico canadense, dificultando a adaptação da produção e tornando as alternativas mais caras. O mercado americano também será impactado pelo aumento dos preços.
Nascimento destacou que, embora a relação comercial entre o Canadá e os Estados Unidos seja profunda e histórica, a população canadense demonstra decepção com as medidas de Trump, expressando descontentamento e até boicotes a produtos americanos.
“Há um sentimento de surpresa, pois sempre houve uma relação cordial e de parceria entre os dois países”, disse. No entanto, ele acredita que essa situação será passageira, e as relações comerciais se normalizarão com o tempo.
Sobre os impactos para o Brasil, Hilton disse que o setor agrícola, com destaque para o café, já apresenta crescimento nas exportações para o Canadá, e o Brasil pode se beneficiar dessa reconfiguração no comércio.
No entanto, Nascimento acredita que as grandes oportunidades estão na colaboração em tecnologia e serviços, especialmente em mercados emergentes como a África. “Há potencial para expandir negócios conjuntos entre Brasil e Canadá, criando soluções tecnológicas para outros mercados”, explicou Hilton.
Quanto ao futuro imediato das relações comerciais entre os dois países, Hilton acredita que a implementação das tarifas pode gerar um desequilíbrio temporário, mas que, com negociações, as relações comerciais se estabilizarão.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Trump diz que não tem ‘nenhuma intenção’ de demitir o presidente do Fed
Mercado de smartphones na China cresce 3,3% no 1º tri; Xiaomi retoma liderança e Apple perde espaço
Lula critica tarifas comerciais dos EUA e defende maior integração entre países da América do Sul
A 'regra simples' de Warren Buffett para construir riqueza quando o mercado de ações está volátil
Embraer registra carteira de pedidos de US$ 26,4 bilhões no 1º trimestre