CNBC

CNBCEsses são os empregos mais comuns nas maiores cidades dos EUA; saiba quanto eles pagam

Tarifas do Trump

Alckmin diz que Lula e Trump estão dispostos a ceder e vê parceria em terras raras e data centers

Publicado 25/10/2025 • 21:19 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • O presidente em exercício e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, afirmou neste sábado (25) que tanto Luiz Inácio Lula da Silva quanto Donald Trump estão dispostos a ceder em alguns pontos específicos para chegar a um termo comum nas negociações previstas para a manhã de domingo, em Kuala Lumpur, na Malásia.
  • Alckmin antecipou que o tema dos data centers deve entrar na pauta da reunião. “Já foi feita a medida provisória que trata do que é importante para atrair data centers. Há estados americanos que proibiram a instalação por falta de energia. O Brasil tem energia abundante e renovável”, afirmou.
  • O vice-presidente mencionou também a abundância de terras raras no Brasil, tema de interesse dos EUA, e a possibilidade de parcerias bilaterais nessa e em outras áreas estratégicas.

O presidente em exercício e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, afirmou neste sábado (25) que tanto Luiz Inácio Lula da Silva quanto Donald Trump estão dispostos a ceder em alguns pontos específicos para chegar a um termo comum nas negociações previstas para a manhã de domingo, em Kuala Lumpur, na Malásia.

Ambos estão dispostos a ceder em alguns pontos específicos”, disse Alckmin, ao comentar a expectativa para o encontro entre os dois presidentes.

O vice-presidente citou ainda a fala de Lula sobre “não haver tema proibido” e destacou que o Brasil mantém tarifas muito baixas com os Estados Unidos. “Entre os produtos que eles importam, oito têm tarifa zero. A tarifa média é de 2,7%”, observou.

Leia mais:
Reunião entre Lula e Trump deve de ‘sensatez’: ‘perfis opostos, mas precisam um do outro’
Lula aguarda reunião com Trump e aposta em acordo: “pode ficar certo que vai ter uma solução”
Trump confirma reunião com Lula e diz que pode reduzir tarifaço ao Brasil sob certas condições

Data centers na pauta

Alckmin antecipou que o tema dos data centers deve entrar na pauta da reunião. “Já foi feita a medida provisória que trata do que é importante para atrair data centers. Há estados americanos que proibiram a instalação por falta de energia. O Brasil tem energia abundante e renovável”, afirmou.

O vice-presidente mencionou também a abundância de terras raras no Brasil, tema de interesse dos EUA, e a possibilidade de parcerias bilaterais nessa e em outras áreas estratégicas.

Reindustrialização dos EUA não é empecilho ao Brasil

Alckmin comentou que o projeto de reindustrialização dos Estados Unidos sob Trump — que combina desvalorização do dólar e aumento de tarifasnão representa um obstáculo para o Brasil. “Há complementariedade econômica entre os dois países”, afirmou.

O ministro destacou que, apesar do impacto do tarifaço, os Estados Unidos não são o principal destino das exportações brasileiras, já que China e União Europeia ocupam as primeiras posições.

Ele também lembrou que medidas recentes do governo americano indicam abertura à redução de tarifas, como a queda de 10% para zero sobre a celulose, que representa 4% das exportações brasileiras aos EUA, e o fim das tarifas sobre ferro líquido, entre outros recuos anunciados por Trump.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tarifas do Trump

;