CNBC CEO da Nvidia: se eu fosse estudante hoje, usaria a IA para melhorar meu trabalho — não importa a profissão

Tarifas do Trump

Bessent liga para CEO do Walmart após Trump criticar aumento de preços

Publicado 18/05/2025 • 13:57 | Atualizado há 6 horas

AFP

KEY POINTS

  • O chefe do Tesouro dos EUA declarou no domingo (18) que ligou para o CEO do Walmart, um dia depois do presidente Donald Trump criticar a empresa por aumentar os preços devido às suas tarifas
  • "Então, o Walmart vai absorver parte das tarifas. Algumas podem ser repassadas aos consumidores," ele afirmou,

Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent

O Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, participa de uma reunião com o presidente da Ucrânia em Kiev, em 12 de fevereiro de 2025, em meio à invasão russa na Ucrânia. (Foto de Tetiana DZHAFAROVA / AFP)

O chefe do Tesouro dos EUA declarou no domingo (18) que ligou para o CEO do Walmart, um dia depois do presidente Donald Trump criticar a empresa por aumentar os preços devido às suas tarifas e pedir que ela “absorva” os custos.

Aumento de preços e resposta de Trump

A gigante varejista americana avisou na quinta-feira, ao divulgar os resultados trimestrais, que ao menos algumas das tarifas de Trump seriam repassadas aos consumidores, com os aumentos de preços se tornando mais evidentes nas próximas semanas.

“Faremos o possível para manter nossos preços o mais baixos possível, mas, dada a magnitude das tarifas, mesmo nos níveis reduzidos, não conseguimos absorver toda a pressão,” afirmou o CEO Doug McMillon.

Isso levou Trump, no sábado (17), a criticar nas redes sociais, dizendo que o Walmart “deveria PARAR de tentar culpar as tarifas como razão para aumentar os preços.”

“Entre o Walmart e a China, eles deveriam, como dizem, ‘ABSORVER AS TARIFAS’ e não cobrar NADA dos clientes valiosos,” ele disse, com o aviso: “Estarei de olho.”

Leia mais
Trump diz para Walmart ‘absorver as tarifas’ após a varejista alertar que vai aumentar preços
Ex-CEO do Walmart nos EUA acredita que varejista pode absorver facilmente custos de tarifas e critica comentários pessimistas

Contato com o CEO e expectativas futuras

No domingo (18), o Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, disse à CNN que havia ligado para McMillon no dia anterior “para entender o que ele tinha a dizer.”

“Então, o Walmart vai absorver parte das tarifas. Algumas podem ser repassadas aos consumidores,” ele afirmou, enquanto argumentava que a queda da inflação e os cortes de impostos propostos por Trump ofereceriam alívio aos consumidores.

Contexto das tarifas e negociações

A explosão de Trump contra o Walmart contrastou com seus comentários recentes sobre aumentos de preços decorrentes de suas tarifas, especialmente as altas tarifas sobre o importante parceiro comercial, a China.

No início deste mês, ele minimizou preocupações sobre a escassez dizendo que as crianças poderiam ter “duas bonecas em vez de 30,” e que talvez as “duas bonecas custassem alguns dólares a mais do que normalmente custariam.”

Desde então, Washington e Pequim concordaram em reduzir suas tarifas enquanto continuam a negociar, embora ainda permaneçam bem acima dos níveis de quando Trump assumiu o cargo.

Presença do Walmart nos EUA

O Walmart, o maior varejista do país, possui 4.606 lojas nos EUA, de acordo com seu site.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Tarifas do Trump