Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Brasileiros entendem pouco do ‘tarifaço’ dos EUA e temem impactos na economia, mostra pesquisa
Publicado 25/08/2025 • 12:20 | Atualizado há 3 meses
Cobertura na torre do relógio em Nova York está a venda; saiba o valor
Pesquisa do Goldman com investidores prevê tendência do ouro para 2026
Entenda por que big techs investem US$ 325 bilhões em IA e criam novos cargos estratégicos
Trump anuncia medida radical de imigração após ataque em Washington; entenda
Putin rompe silêncio sobre plano de paz e diz que Moscou está pronta para negociações ‘sérias’
Publicado 25/08/2025 • 12:20 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
Os brasileiros têm pouco conhecimento sobre o aumento de tarifas aplicado pelos Estados Unidos a produtos do país, o chamado ‘tarifaço’, mas demonstram preocupação com seus efeitos sobre o consumo e a economia nacional, aponta levantamento do Centro de Estudos Aplicados de Marketing da ESPM (CEAM).
A pesquisa, realizada com participantes de todas as regiões do Brasil, indica que 41% dos entrevistados afirmam não entender bem o que é o tarifaço, enquanto apenas 19% dizem ter conhecimento claro sobre o tema. Além disso, 45% se declaram com pouco ou nenhum conhecimento sobre política, o que pode dificultar a percepção do impacto dessas medidas.
Apesar do entendimento restrito, prevalece a percepção de consequências negativas. O estudo mostra que mais da metade dos brasileiros (51,3%) acredita que a medida afetará diretamente o país, e 42,8% enxergam impacto em sua rotina.
Sobre os efeitos gerais, 68% preveem prejuízos à economia, e 41% consideram que o impacto sobre a vida dos brasileiros será mais negativo do que positivo. Apenas 18,5% percebem algum benefício potencial.
Leia também:
Alckmin sobre tarifaço de Trump: ‘Se depender de nós, acaba amanhã’
Tarifa de 50% e queda de preços podem gerar perdas de R$ 2,9 bi ao setor de suco de laranja
Indústria têxtil critica tarifa de 50% dos EUA e defende continuidade de negociações
O levantamento aponta ainda que 54% dos consumidores esperam aumento de preços, especialmente em alimentos (30%), combustíveis e energia (45%) e produtos importados em geral (27%). Como consequência, 60% afirmam que pretendem reduzir gastos e dar preferência a produtos nacionais.
Para Evandro Luiz Lopes, diretor acadêmico de Pesquisa e Pós Stricto da ESPM, isso pode estimular um comportamento etnocentrista no consumo. “As pessoas tendem a comprar mais do que é daqui quando se sentem prejudicadas lá fora. É um jeito de proteger o que é nosso e reagir consumindo produtos nacionais”, disse.
De acordo com a pesquisa, 57% dos participantes devem priorizar produtos brasileiros, enquanto 53,9% dizem que a medida dos EUA não altera sua percepção sobre produtos americanos.
O impacto negativo é percebido especialmente em setores estratégicos: 73% apontam o agronegócio, 68% a indústria e 53,9% o comércio, este último menos exposto por depender menos do mercado externo.
No campo político, 53,5% defendem que o Brasil adote medidas em resposta ao tarifaço, embora a preferência seja por soluções negociadas (21%) em vez de retaliações diretas, como tarifas equivalentes (15%). A confiança nas instituições brasileiras é limitada: 48% dos entrevistados não confiam no Governo Federal e 49% no STF. Ao todo, 41% avaliam negativamente a atuação das instituições, frente a 31% que têm visão positiva.
O estudo também aponta potencial crescimento do sentimento antiamericano. Para 63% dos entrevistados, a medida dos EUA tende a prejudicar a imagem do país no Brasil, enquanto apenas 9% acreditam que a percepção seguirá inalterada.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Quem é a desembargadora que mandou soltar Daniel Vorcaro, dono do Banco Master
2
Stranger Things: o fenômeno que redefiniu o poder da Netflix no entretenimento global
3
Entenda a crise do Grupo Mateus por trás de erro bilionário no balanço
4
Grupo Mateus: os mistérios por trás do ajuste no balanço e quantos milhões a rede perdeu
5
Liquidação do Banco Master completa 10 dias; pagamentos do FGC continuam sem previsão