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CEO diz que suas vendas triplicaram após tarifas: “grande oportunidade” de mudar hábito de compras
Publicado 20/04/2025 • 14:12 | Atualizado há 6 meses
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Publicado 20/04/2025 • 14:12 | Atualizado há 6 meses
Nova York
Pexels
Muitas empresas dos Estados Unidos têm demonstrado preocupação, ou até mesmo raiva, em relação às tarifas amplas recentemente anunciadas pelo presidente Donald Trump, que, segundo economistas, ameaçam aumentar os custos dessas empresas e resultar em preços mais altos para os consumidores.
As tarifas, e a natureza imprevisível de sua implementação, têm provocado “compras por pânico” de uma ampla gama de produtos que podem sofrer aumentos de preço nos próximos meses, de acordo com um relatório da Reuters na quarta-feira (16) que citou dados do Departamento de Comércio dos EUA.
O CEO da Back Market, um mercado online de dispositivos tecnológicos usados e recondicionados, diz ter testemunhado o aumento de vendas de perto. A Back Market viu suas vendas triplicarem em apenas uma semana após os anúncios de tarifas de Trump, afirma Thibaud Hug de Larauze.
“Talvez algumas pessoas tenham se apressado em [substituir seus smartphones ou computadores] mais cedo, porque estavam com medo de que fosse custar muito mais em algumas semanas”, diz Hug de Larauze, que também co-fundou a empresa.
A maioria dos smartphones e computadores é fabricada na China, que atualmente enfrenta uma tarifa total de 145% sobre produtos importados para os Estados Unidos. Trump emitiu uma isenção temporária para esses produtos em 11 de abril, mas posteriormente anunciou planos de introduzir tarifas específicas para eletrônicos que podem entrar em vigor já em maio.
A conclusão de Hug de Larauze com a semana de sucesso da Back Market: Mais americanos podem começar a optar por dispositivos usados ou recondicionados, se as tarifas de Trump aumentarem os preços de novos eletrônicos no futuro próximo. “Esta é uma grande oportunidade para mudar a forma como os americanos consomem essas coisas, porque o incentivo nunca foi tão grande para evitar essas tarifas”, ele diz.
Alguns analistas concordam com a observação de Hug de Larauze. Tarifas prolongadas podem causar um “grande aumento” nas vendas de curto prazo de dispositivos usados e recondicionados, especialmente smartphones, diz Dan Ives, chefe global de pesquisa em tecnologia da Wedbush Securities.
Empresas como a Apple podem precisar aumentar seus preços em centenas de dólares por produto — ou até mais — dependendo das tarifas específicas para eletrônicos, estimam outros analistas.
Atualmente, muitos americanos priorizam substituir seus dispositivos por novos, de modo que a Back Market só vende cerca de um terço de seu estoque nos EUA, diz Hug de Larauze.
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Essa proporção pode se inverter uma vez que as tarifas sejam implementadas, ele diz: “O que espero com as tarifas é que isso mude para dois terços sendo vendidos para clientes dos EUA, porque definitivamente há incentivos para economizar dinheiro quando você já precisa de um produto.”
Claro, o cronograma é imprevisível. As iminentes tarifas de Trump sobre eletrônicos podem durar dias, semanas ou meses — ou nunca entrarem em vigor.
A longo prazo, Ives suspeita que o consumidor americano típico possa se contentar com um dispositivo usado ou recondicionado por enquanto, mas voltar a comprar tecnologia nova assim que o orçamento permitir.
“Acreditamos que 80% a 90% dos consumidores gostam de comprar um smartphone novo [e] o comportamento de compra é difícil de mudar”, diz Ives.
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
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