CNBC

CNBC Mark Zuckerberg anuncia ex-OpenAI como cientista-chefe do novo laboratório de IA da Meta

Tarifas do Trump

Apoio de Trump pode atrapalhar candidato em 2026, diz Ipespe

Publicado 25/07/2025 • 11:57 | Atualizado há 17 horas

Estadão Conteúdo

KEY POINTS

  • Maioria dos brasileiros acredita que apoio de Trump prejudica candidato à Presidência.
  • Bolsonaro e aliados são os mais reprovados após reação ao tarifaço.
  • Lula é aprovado por resposta firme e por defender taxação das big techs.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode se tornar um peso político para candidatos brasileiros nas eleições de 2026. É o que mostra a nova pesquisa do Instituto Ipespe divulgada nesta quinta-feira, 24, ao revelar que 53% dos brasileiros acreditam que o apoio ou vínculo com Trump prejudicaria um presidenciável no Brasil. Apenas 32% consideram que esse endosso ajudaria um candidato, e 14% não souberam ou não responderam.

A percepção negativa cresce de acordo com o posicionamento ideológico do eleitor. Entre os que se identificam com a esquerda, 88% veem o apoio de Trump como prejudicial. No centro, o número cai para 69%. Já entre os eleitores de direita, 66% acreditam que um candidato apoiado por Trump sairia beneficiado.

A avaliação foi feita em meio à crise diplomática provocada pelo tarifaço anunciado pelo governo Trump contra produtos brasileiros. A medida gerou reação imediata de autoridades brasileiras, tanto de oposição quanto da base do governo.

Rejeição a Bolsonaro e aliados

A pesquisa Ipespe também perguntou sobre a avaliação dos brasileiros em relação às declarações de lideranças nacionais após o anúncio das tarifas. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 60% de desaprovação, seguido por seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), com 59%.

Ambos têm defendido publicamente as sanções impostas por Trump. Eduardo, que se mudou para os Estados Unidos em fevereiro, é investigado pelo Supremo Tribunal Federal por supostos atos contra a soberania nacional.

Outras lideranças também sofreram desgaste: os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), tiveram 49% de desaprovação cada. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que inicialmente endossou o discurso de Trump, teve reprovação de 46%.

Avaliação positiva da base governista

A resposta do governo federal à crise tarifária foi mais bem recebida. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva obteve 50% de aprovação, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) teve 42%, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, 38%.

No geral, 50% dos entrevistados aprovaram a postura do governo brasileiro diante do tarifaço, enquanto 46% desaprovaram.

Apoio à taxação de big techs

Segundo o Ipespe, 55% dos brasileiros apoiam a posição de Lula de taxar empresas digitais americanas, como parte da resposta às pressões dos Estados Unidos contra novas regulações do setor no Brasil. Outros 40% discordam, e 5% não opinaram.

A tensão comercial cresceu após o avanço brasileiro sobre temas como regulação da inteligência artificial, novas regras para plataformas digitais e a jurisprudência sobre o artigo 19 do Marco Civil da Internet. Esses movimentos, alinhados à agenda do Brics sobre soberania digital, têm incomodado Washington.

Reprovação às sanções contra o STF

Outro dado da pesquisa mostra que 57% dos entrevistados desaprovam a decisão do governo Trump de revogar o visto do ministro Alexandre de Moraes, do STF, e de seus aliados na Corte. Apenas 37% aprovam a medida, e 6% não responderam.

Metodologia

A pesquisa Ipespe ouviu 2.500 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 19 e 22 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança é de 95,45%.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tarifas do Trump