Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
TARIFAÇO – Mauro Vieira e Marco Rubio confirmam encontro nesta quinta; produtores otimistas com redução de tarifas
Publicado 13/11/2025 • 14:14 | Atualizado há 3 horas
Trump sanciona projeto de lei e encerra shutdown mais longo da história
Google processa cibercriminosos da China por golpes em 120 países
Toyota projeta lucro maior apesar de prejuízo bilionário com tarifaço dos EUA
Jim Cramer: gastos da OpenAI levantam dúvidas sobre capacidade de financiamento
Lucro da Foxconn, fornecedora da Nvidia, supera expectativas com demanda por IA
Publicado 13/11/2025 • 14:14 | Atualizado há 3 horas
KEY POINTS
Embaixada do Brasil
Imagem de arquivo. Ministro Mauro Vieira e secretário Marco Rubio
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, têm reunião marcada para esta quinta-feira (13), às 17h (19h de Brasília), em Washington, com foco na redução do tarifaço de 50% imposto pelo governo americano a produtos brasileiros.
O encontro foi acertado na quarta-feira (12), durante conversa entre os dois diplomatas em Niágara, no Canadá, à margem da reunião de chanceleres do G7. Segundo fontes do Itamaraty, ouvidas pelo repórter Eduardo Gayer, Vieira deve cobrar avanços concretos, já que as negociações pouco evoluíram desde então.
A expectativa do governo brasileiro é que os Estados Unidos aliviem, nos próximos dias, as tarifas sobre o café e as frutas, que são os setores mais afetados pela medida.
Na terça-feira (11), o presidente Donald Trump também afirmou, em entrevista à Fox News, que pretende diminuir tarifas sobre a importação de café, embora não tenha especificado quais países seriam beneficiados nem o prazo para a mudança. Atualmente, o Brasil é um dos principais exportadores do grão para os EUA, mas enfrenta a taxa de 50% desde agosto, o que elevou os custos e impactou os preços do produto no mercado americano.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), o setor está otimista em relação ao encontro de Vieira e Rubio. “A expectativa é absolutamente positiva”, afirmou o presidente da entidade, Pavel Cardoso. “Esperamos que nesses próximos dois dias, entre hoje e amanhã, nós teremos sim alguma notícia positiva.”
Cardoso lembrou que o café brasileiro representa cerca de um terço do consumo americano e que a relação comercial entre os dois países supera 150 anos. Segundo ele, muitos contratos de exportação foram apenas suspensos à espera de uma definição. “Com a redução ou eliminação das tarifas, o Brasil está pronto para atender à demanda, sem risco de desabastecimento”, disse.
A ABIC também vê a questão como estratégica para os Estados Unidos, já que o aumento do preço do café tem contribuído para a inflação de alimentos no país. “O café teve um impacto de 38% na alta do CPI nos últimos três meses”, observou Cardoso. “Isso reforça a prioridade de resolver essa questão.”
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Maioria dos brasileiros que abriu negócio próprio quer voltar à CLT, mostra pesquisa
2
Oncoclinicas atinge R$ 1 bi em aumento de capital e alivia pressão da dívida
3
Bancários vão recorrer da decisão do Nubank de acabar com home office
4
Reunião para anunciar fim do regime de trabalho remoto integral tem bate-boca e Nubank demite 12 funcionários
5
IPVA 2026: qual o valor do imposto em São Paulo?