Setor automotivo do México deve mirar o Brasil diante de tarifa dos EUA, diz especialista da FGV
Publicado 15/04/2025 • 17:07 | Atualizado há 2 meses
‘Precisamos saber quanto as coisas vão custar’, diz dono de negócio em meio as tarifas de Trump
Ações da Tesla devem encerrar maio em alta enquanto Musk encerra período com DOGE de Trump
Trump diz que EUA dobrarão tarifas sobre aço para 50%
Trump elogia Musk e DOGE na despedida da Casa Branca: “este será o último dia, mas sempre estará conosco”
Guerra comercial está abalando as viagens de negócios globais — 4 gráficos mostram como
Publicado 15/04/2025 • 17:07 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
A tarifa de 25% imposta pelos Estados Unidos à importação de veículos pode gerar uma grande ociosidade nas montadoras do México e do Canadá, principais exportadores ao mercado norte-americano. Segundo Antônio Jorge Martins, coordenador da FGV e especialista no setor, o México deve buscar alternativas para escoar sua produção, e o Brasil pode estar no radar.
“Na medida em que haja essa ociosidade, pode-se supor que o México buscará preencher essa capacidade, possivelmente por meio de exportações ao Brasil”, disse o especialista em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC nesta terça-feira (15).
Segundo Martins, esse movimento tende a criar um desequilíbrio para as montadoras instaladas no Brasil, já que a economia mexicana é mais aberta e internacionalizada. “O Brasil é muito mais fechado, e hoje a concorrência se dá entre estados, municípios e países. É preciso buscar maior competitividade”, disse.
Apesar da possível pressão, o especialista avalia que ainda há caminhos para a indústria brasileira. Ampliar escala e explorar novos mercados, como a América Latina e até a África, estão entre as estratégias possíveis.
Martins também comentou os esforços dos Estados Unidos para reindustrializar o país e reduzir o déficit comercial. Segundo ele, essa transição não será rápida. “Eles querem trazer de volta as atividades empresariais e industriais, mas isso não se faz da noite para o dia”, explicou.
Ele ainda destacou que a complexidade da cadeia automotiva torna inviável a produção 100% norte-americana. “A globalização é indispensável para lidar com os custos do setor.”
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Google defende manutenção do navegador Chrome e rejeita se desfazer dele
Governo detalha bloqueio de R$31,3 bilhões no Orçamento de 2025
EUA apontam locais no Brasil onde turista deve ter 'mais cautela' devido à violência
Chefe do Pentágono diz estar pronto para "lutar e vencer" a China e pede aos aliados asiáticos que aumentem gastos com defesa
China suspende a importação dos produtos relacionados a aves do Brasil