Trump ameaça impor tarifa de 200% sobre champanhe francês e outras bebidas da UE
Publicado 13/03/2025 • 09:30 | Atualizado há 2 meses
UE lança disputa contra tarifas dos EUA ao definir 95 bilhões de euros em contramedidas
“O dia mais sortudo da minha vida”: Warren Buffett diz que nascer americano o ajudou a construir sua fortuna
Trump se concentra nas altas tarifas impostas à China antes das negociações comerciais
Maersk reduz perspectivas do mercado de contêineres devido às tensões tarifárias entre EUA e China
Inside India CNBC: a Índia parece pronta para um acordo com os EUA — mas a que custo?
Publicado 13/03/2025 • 09:30 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (13) que pretende impor uma tarifa de 200% sobre bebidas alcoólicas da França e de outros países europeus, em mais um capítulo da escalada das tensões comerciais globais.
A medida surge em resposta à decisão da União Europeia de impor uma taxa de importação sobre o uísque americano.
“A União Europeia, uma das autoridades mais hostis e abusivas em termos de impostos e tarifas no mundo, foi criada unicamente para tirar vantagem dos Estados Unidos e acaba de impor uma tarifa absurda de 50% sobre o uísque”, escreveu Trump na plataforma Truth Social.
“Se essa tarifa não for removida imediatamente, os EUA em breve imporão uma tarifa de 200% sobre todos os vinhos, champanhes e produtos alcoólicos provenientes da frança e de outros países representados pela UE. Isso será ótimo para os negócios de vinho e champanhe nos EUA”, acrescentou.
Na terça-feira, a Comissão Europeia, órgão executivo da União Europeia (UE), anunciou que retaliaria as tarifas dos Estados Unidos sobre aço e alumínio, suspendendo a moratória sobre impostos anteriores sobre produtos americanos, incluindo uísque, e impondo novas tarifas. As mudanças entrarão em vigor em abril.
“A União Europeia precisa agir para proteger os consumidores e as empresas. As contramedidas que tomamos hoje são fortes, mas proporcionais”, afirmou Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, na terça-feira.
O secretário de Comércio, Howard Lutnick, disse na quinta-feira, em entrevista à Bloomberg Television, que Trump estava “totalmente irritado” com as ações da UE, o que levou à mais recente ameaça.
Os Estados Unidos ainda planejam anunciar uma rodada adicional de chamadas tarifas recíprocas em abril. Espera-se que os países europeus também sejam impactados por essas medidas.
“As tarifas deles estão lá em cima, e as nossas estão lá embaixo. Que tal: Relaxem. Deixem-nos equilibrar isso”, comentou Lutnick na quinta-feira, sobre a União Europeia.
As notícias de quinta-feira pareceram pressionar as ações de empresas de bebidas alcoólicas da Europa, que já estavam enfrentando dificuldades recentemente.
As ações da LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton, negociadas em Paris, a maior empresa de marcas de luxo do mundo, comandada pelo bilionário Bernard Arnault, o homem mais rico da Europa, caíram pelo nono dia consecutivo e perderam 14% desde o final de fevereiro.
A Remy Cointreau recuou pelo terceiro dia, somando uma perda de quase 11% nesse período. A Pernod Ricard também enfraqueceu pelo terceiro dia e perdeu mais de 6% desde o fechamento de segunda-feira.
A guerra comercial também parece ter afetado as ações de empresas americanas de bebidas alcoólicas. As ações da Brown-Forman, dona da Jack Daniels, caíram mais de 7% nesta semana.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Saiba quem foi Leão XIII e como ele inspira o novo papa
Itaú Unibanco tem lucro líquido gerencial de R$ 11,128 bi no 1º tri, alta de 13,9% em um ano
Quem é Robert Prevost, o novo papa eleito com o nome de Leão XIV
Trump diz que 10% é o piso para tarifas; ‘Algumas serão muito maiores’
Ricardo Gondo, presidente da Renault no Brasil: "País precisa de estabilidade"