Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Trump ameaça impor tarifa de 200% sobre champanhe francês e outras bebidas da UE
Publicado 13/03/2025 • 09:30 | Atualizado há 6 meses
BREAKING NEWS:
Vestida na polêmica, American Eagle fatura alto com campanha estrelada por Sydney Sweeney; ações sobem 20%
Ações da Alphabet sobem 7% após Google evitar cisão em caso antitruste
Startup de computação quântica IQM levanta US$ 320 milhões enquanto investidores se concentram na tecnologia
Porsche sai do principal índice alemão pressionada por tarifas dos EUA
Fintech apoiada pelo Walmart, OnePay adiciona planos de telefonia móvel ao seu ‘super app’
Publicado 13/03/2025 • 09:30 | Atualizado há 6 meses
KEY POINTS
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (13) que pretende impor uma tarifa de 200% sobre bebidas alcoólicas da França e de outros países europeus, em mais um capítulo da escalada das tensões comerciais globais.
A medida surge em resposta à decisão da União Europeia de impor uma taxa de importação sobre o uísque americano.
“A União Europeia, uma das autoridades mais hostis e abusivas em termos de impostos e tarifas no mundo, foi criada unicamente para tirar vantagem dos Estados Unidos e acaba de impor uma tarifa absurda de 50% sobre o uísque”, escreveu Trump na plataforma Truth Social.
“Se essa tarifa não for removida imediatamente, os EUA em breve imporão uma tarifa de 200% sobre todos os vinhos, champanhes e produtos alcoólicos provenientes da frança e de outros países representados pela UE. Isso será ótimo para os negócios de vinho e champanhe nos EUA”, acrescentou.
Na terça-feira, a Comissão Europeia, órgão executivo da União Europeia (UE), anunciou que retaliaria as tarifas dos Estados Unidos sobre aço e alumínio, suspendendo a moratória sobre impostos anteriores sobre produtos americanos, incluindo uísque, e impondo novas tarifas. As mudanças entrarão em vigor em abril.
“A União Europeia precisa agir para proteger os consumidores e as empresas. As contramedidas que tomamos hoje são fortes, mas proporcionais”, afirmou Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, na terça-feira.
O secretário de Comércio, Howard Lutnick, disse na quinta-feira, em entrevista à Bloomberg Television, que Trump estava “totalmente irritado” com as ações da UE, o que levou à mais recente ameaça.
Os Estados Unidos ainda planejam anunciar uma rodada adicional de chamadas tarifas recíprocas em abril. Espera-se que os países europeus também sejam impactados por essas medidas.
“As tarifas deles estão lá em cima, e as nossas estão lá embaixo. Que tal: Relaxem. Deixem-nos equilibrar isso”, comentou Lutnick na quinta-feira, sobre a União Europeia.
As notícias de quinta-feira pareceram pressionar as ações de empresas de bebidas alcoólicas da Europa, que já estavam enfrentando dificuldades recentemente.
As ações da LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton, negociadas em Paris, a maior empresa de marcas de luxo do mundo, comandada pelo bilionário Bernard Arnault, o homem mais rico da Europa, caíram pelo nono dia consecutivo e perderam 14% desde o final de fevereiro.
A Remy Cointreau recuou pelo terceiro dia, somando uma perda de quase 11% nesse período. A Pernod Ricard também enfraqueceu pelo terceiro dia e perdeu mais de 6% desde o fechamento de segunda-feira.
A guerra comercial também parece ter afetado as ações de empresas americanas de bebidas alcoólicas. As ações da Brown-Forman, dona da Jack Daniels, caíram mais de 7% nesta semana.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
ChatGPT terá controle parental após morte de adolescente
Decisões do Banco Central favorecem BTG e geram R$ 11 bilhões em créditos contra a União, diz denúncia
Missão contra tarifaço: secretário de Trump diz a empresários que impasse com o Brasil é mais político que econômico
BC veta compra do Master pelo BRB; banco avalia alternativas após decisão
Banco Master espera explicações do BC para tentar reverter decisão que vetou venda ao BRB