Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Trump pede que Putin poupe vidas de ucranianos: “Seria um massacre não visto desde a Segunda Guerra”
Publicado 14/03/2025 • 14:36 | Atualizado há 9 meses
Publicado 14/03/2025 • 14:36 | Atualizado há 9 meses
KEY POINTS
REUTERS/Kevin Lamarque/
Presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin
Donald Trump, presidente dos EUA, pediu nesta sexta-feira (14) ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, que poupasse as vidas dos soldados ucranianos na linha de frente, após o que ele chamou de discussões de cessar-fogo “muito boas e produtivas” em Moscou.
Os comentários de Trump foram feitos depois que seu enviado especial conversou com Putin em Moscou para discutir detalhes de um plano para um cessar-fogo de 30 dias entre a Rússia e a Ucrânia após três anos de guerra.
“Tivemos discussões muito boas e produtivas com o presidente Vladimir Putin da Rússia na última quinta (13), e há uma chance muito boa de que essa guerra horrível e sangrenta possa finalmente chegar ao fim”, disse Trump em sua rede social, o Truth Social.
“Mas, neste exato momento, milhares de tropas ucranianas estão completamente cercadas pelos militares russos, e em uma posição muito ruim e vulnerável”, continuou o republicano. “Eu pedi fortemente ao presidente Putin que as vidas dos soldados sejam poupadas. Este seria um massacre horrível, não visto desde a Segunda Guerra Mundial. Deus os abençoe a todos”, finalizou o presidente dos EUA.
Karoline Leavitt, secretária de imprensa da Casa Branca, esclareceu mais tarde aos repórteres que o próprio Trump não havia falado com Putin na quinta à noite. Ela disse que nenhuma ligação estava marcada para esta sexta-feira, “mas isso pode mudar obviamente”.
Trump disse na semana passada que havia falado com Putin “inúmeras” vezes desde que voltou ao cargo, além da ligação oficialmente anunciada em fevereiro que levou ao atual esforço de cessar-fogo.
Em sua postagem, Trump também emitiu um apelo incomum a Putin sobre o que ele disse serem “milhares” de tropas ucranianas que estavam “completamente cercadas pelos militares russos e em uma posição muito ruim e vulnerável”.
Kiev negou rapidamente a alegação de Trump.
“Pedi fortemente ao presidente Putin que suas vidas fossem poupadas. Este seria um massacre horrível, não visto desde a Segunda Guerra Mundial. Deus os abençoe a todos!” Trump escreveu.
Moscou expulsou na semana passada muitas das forças da Ucrânia da região de Kursk, na Rússia, partes da qual Kiev ocupou no ano passado.
Kursk foi uma das poucas moedas de troca de Kiev na troca de terras com a Rússia, que ocupou cerca de um quinto da Ucrânia desde que tomou a Crimeia em 2014 e lançou sua invasão em larga escala em fevereiro de 2022.
A Rússia disse que Putin havia enviado sinais “adicionais” a Trump sobre um cessar-fogo, acrescentando que estava “cautelosamente otimista” sobre a perspectiva de um acordo.
O enviado dos EUA Steve Witkoff se encontrou com Putin na quinta para expor os detalhes do plano conjunto EUA-Ucrânia.
O Kremlin disse que ambos os lados concordaram que uma “conversa é necessária” entre Trump e Putin, mas que o momento ainda não foi determinado.
__
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings
Mais lidas
1
Quem tem dinheiro no Banco Master vai receber quando? Veja prazos do FGC em casos anteriores
2
Fusão: Comcast faz nova proposta e avança em compra da Warner Bros
3
Prêmio pelo Brasileirão reforça ainda mais o caixa do Flamengo; veja quanto foi o faturamento do time
4
Quais os próximos jogos do Flamengo? Veja datas e horários
5
Banco Master: o que falta para os pagamentos começarem?