Trump diz que Putin está ‘brincando com fogo’ em novo ataque ao líder russo
Publicado 27/05/2025 • 17:56 | Atualizado há 1 dia
Trump bloqueia venda de chips à China; ações das fabricantes despencam
Tesla: investidores exigem que Musk trabalhe 40 horas por semana em meio a “crise”
Abercrombie & Fitch sobe 25% mesmo reduzindo perspectiva de lucro devido a tarifas
HP recua 15% após não atingir expectativas de lucro e culpa ‘custos adicionais’ com tarifas
Trump diz que não está “se acovardando” das tarifas: “Isso se chama negociação”, diz
Publicado 27/05/2025 • 17:56 | Atualizado há 1 dia
KEY POINTS
Presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin
REUTERS/Kevin Lamarque/
O presidente dos EUA, Donald Trump, alertou Vladimir Putin nesta terça-feira (27) que ele estava “brincando com fogo”, em um novo ataque ao seu colega russo enquanto considera novas sanções contra Moscou devido à guerra na Ucrânia.
A mais recente crítica de Trump mostrou sua frustração com as negociações de paz paralisadas e ocorre dois dias depois de ele chamar o líder do Kremlin de “totalmente LOUCO” após um recorde de ataque de drones russos na Ucrânia.
Leia também:
Trump elogia passo “positivo” nas negociações com a UE enquanto mercados esperam por acordo
Ações da Trump Media caem 10% após empresa anunciar captação de US$ 2,5 bilhões para comprar bitcoin
“O que Vladimir Putin não percebe é que, se não fosse por mim, muitas coisas realmente ruins já teriam acontecido à Rússia, e eu quero dizer REALMENTE RUINS. Ele está brincando com fogo!” disse Trump em sua rede Truth Social.
Trump não especificou quais seriam as “coisas realmente ruins” nem fez ameaças específicas. A Casa Branca não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da AFP.
No entanto, o Wall Street Journal e a CNN relataram que Trump estava considerando novas sanções contra a Rússia já nesta semana, embora ressaltando que ele ainda poderia mudar de ideia.
Ele disse a repórteres no domingo (25) que estava “absolutamente” considerando aumentar as sanções contra Moscou.
Seu antecessor, Joe Biden, impôs amplas sanções após a invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022, mas Trump até agora evitou o que ele diz poderem ser sanções “devastadoras” aos bancos russos.
As recentes repreensões de Trump marcam uma grande mudança em relação à sua atitude anterior em relação a Putin, de quem ele geralmente fala com admiração e que anteriormente evitava criticar.
O magnata republicano prometeu durante a campanha eleitoral de 2024 acabar com a guerra na Ucrânia em 24 horas e disse que sua amizade com Putin desde seu primeiro mandato ajudaria a fechar um acordo.
No entanto, Trump expressou crescente frustração com a posição de Moscou nas negociações de trégua estagnadas com Kyiv.
Essa frustração transbordou no fim de semana quando a Rússia lançou um bombardeio recorde de drones na Ucrânia, matando pelo menos 13 pessoas.
“Sempre tive uma relação muito boa com Vladimir Putin da Rússia, mas algo aconteceu com ele. Ele ficou totalmente LOUCO!” disse Trump em um post na Truth Social na noite de domingo (25).
No entanto, Trump também criticou o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky — com quem teve uma discussão surpreendente no Salão Oval em fevereiro —, dizendo no domingo que ele “não estava fazendo nenhum favor ao seu país ao falar do jeito que fala.”
Os ataques da Rússia continuaram apesar de uma ligação telefônica entre Trump e Putin, há oito dias, na qual o líder dos EUA disse que o presidente russo concordou em iniciar “imediatamente” as conversas de cessar-fogo.
Moscou acusou Kyiv, na terça-feira (27), de tentar “desestabilizar” os esforços de paz e disse que seus ataques aéreos na Ucrânia nos últimos dias foram uma “resposta” aos crescentes ataques de drones ucranianos contra seus próprios civis.
Parlamentares dos EUA também intensificaram os pedidos por sanções.
O veterano senador republicano Chuck Grassley disse no X que era “hora de sanções” fortes o suficiente para que Putin soubesse que era “fim de jogo.”
Dois outros senadores, o republicano Lindsay Graham e o democrata Richard Blumenthal, também pediram pesadas sanções “secundárias” aos países que compram petróleo, gás e matérias-primas russas.
O enviado de Trump para a Ucrânia, Keith Kellogg, disse à Fox News, na terça-feira (27), que a “frustração do presidente dos EUA é compreensível” após os recentes ataques russos.
Kellogg acrescentou que esperava que as próximas negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia, se ocorrerem, acontecessem em Genebra, após Moscou rejeitar o Vaticano como local.
Depois disso, o objetivo seria “reunir o Presidente, o Presidente Putin e o Presidente Zelensky e resolver essa questão”, acrescentou.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
“Você leva 20 anos para construir uma reputação e 5 minutos para destruí-la”, diz Kiki Moretti, fundadora do Grupo InPress
Trump diz que não está "se acovardando" das tarifas: "Isso se chama negociação", diz
Começa hoje, na Estônia, principal evento global de governança digital
Elon Musk anuncia saída do governo Trump
Rhode, marca de cosméticos de Hailey Bieber, é vendida e negócio pode chegar a US$ 1 bilhão