CNBC

CNBCSam Altman e o risco do Sora, app de vídeos por IA da OpenAI: “Espero que a Nintendo não nos processe”

Mundo

Trump ignora prazo e diz que acordo sobre Gaza sai até o fim da semana; guerra segue sem solução

Publicado 05/10/2025 • 21:17 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (5) que as negociações com o Hamas e países árabes e muçulmanos avançam “de forma muito positiva” e que um acordo de paz para encerrar a guerra em Gaza deve ser concluído “até o fim da semana”.
  • A declaração foi feita pelo Truth Social, rede social do próprio Trump, após o republicano ignorar o prazo anterior que ele mesmo havia fixado para a conclusão do entendimento, no sábado (4).
  • Segundo Trump, equipes técnicas devem se reunir novamente nesta segunda-feira (6), no Egito, para tratar dos “detalhes finais” do plano americano, que prevê cessar-fogo, libertação de reféns em até 72 horas, retirada gradual das tropas israelenses e o desarmamento do Hamas.

Jonathan Ernst/Reuters

Donald Trump, presidente dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (5) que as negociações com o Hamas e países árabes e muçulmanos avançam “de forma muito positiva” e que um acordo de paz para encerrar a guerra em Gaza deve ser concluído “até o fim da semana”. A declaração foi feita pelo Truth Social, rede social do próprio Trump, após o republicano ignorar o prazo anterior que ele mesmo havia fixado para a conclusão do entendimento, no sábado (4).

Segundo Trump, equipes técnicas devem se reunir novamente nesta segunda-feira (6), no Egito, para tratar dos “detalhes finais” do plano americano, que prevê cessar-fogo, libertação de reféns em até 72 horas, retirada gradual das tropas israelenses e o desarmamento do Hamas.

“Peço a todos que se movam rápido. O tempo é essencial, ou um derramamento de sangue maciço se seguirá — algo que ninguém quer ver”, escreveu o presidente americano.

Leia mais:
Trump vê disposição do Hamas por ‘paz duradoura’ e pede suspensão imediata de ataques em Gaza
Hamas aceita discutir plano de paz de Trump e libertação de reféns
Governo dos EUA publica manifestações de apoio ao plano de paz de Trump em Gaza, mas exclui o Brasil

Apesar da pressão diplomática dos Estados Unidos, a guerra segue sem solução. O Exército israelense manteve os bombardeios sobre Gaza neste domingo, e ao menos cinco pessoas morreram, segundo a Defesa Civil local, que opera sob a autoridade do Hamas.

O Hamas afirmou estar “muito interessado em alcançar um acordo” para encerrar o conflito e iniciar imediatamente a troca de reféns por prisioneiros palestinos. O grupo participa de negociações indiretas com Israel no Egito, sob mediação dos Estados Unidos, com a presença dos enviados Steve Witkoff e Jared Kushner, genro de Trump.

O movimento islâmico exige que Israel suspenda todas as operações militares na Faixa de Gaza, incluindo ataques aéreos e sobrevoos de drones, e que retire suas tropas do interior da Cidade de Gaza. Em contrapartida, o grupo e outras facções se comprometeriam a cessar as ações militares.

De acordo com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, um cessar-fogo poderá entrar em vigor assim que o Hamas aceitar as condições iniciais.

Em nota, o gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, informou que ele conversou com o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, sobre o plano proposto por Trump. Ambos concordaram que é necessário manter pressão sobre o Hamas para garantir a libertação de todos os reféns.

“Continuaremos a agir de forma decisiva até que todos os objetivos da guerra sejam alcançados, incluindo o retorno dos reféns e a garantia da segurança de Israel”, declarou Netanyahu.

Mesmo com o avanço diplomático, Israel controla cerca de 75% da Faixa de Gaza e resiste a uma retirada total das tropas. Trump afirmou que o país já aceitou uma primeira “linha de retirada”, de 1,5 a 3,5 quilômetros dentro do território palestino — condição necessária para a implementação de um cessar-fogo imediato.sta pode ser a oportunidade real de paz que o mundo espera há gerações”, declarou.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;