Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Trump intensifica rivalidade com Musk e o ameaça de deportação
Publicado 01/07/2025 • 17:33 | Atualizado há 4 meses
Warner Bros. Discovery avalia venda e amplia revisão estratégica; ações sobem 8%
Trump quer R$ 1,23 bilhão do Departamento de Justiça dos EUA por investigá-lo
Novo Nordisk convoca assembleia extraordinária após renúncia em massa no conselho e disputa com acionista controlador
Funcionários do Tesouro dos EUA são proibidos de gravarem demolição do salão de baile da Casa Branca
Zuckerberg, Mosseri e Spiegel são convocados a depor em julgamento sobre segurança infantil nas redes sociais
Publicado 01/07/2025 • 17:33 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
Donald Trump e Elon Musk reacenderam sua rivalidade nesta terça-feira (1º), após o presidente dos Estados Unidos ameaçar deportar o magnata da tecnologia e cortar verbas federais de seus negócios por criticar o principal projeto de gastos do governo.
Musk foi o maior doador político de Trump na eleição de 2024 e se tornou um aliado inseparável durante os primeiros meses de seu retorno à Casa Branca como chefe do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, na sigla em inglês).
No entanto, o chefe da SpaceX e Tesla agora ameaça usar sua fortuna contra Trump, considerando criar um partido político rival para desafiar os legisladores republicanos que votarem a favor do projeto do presidente.
Trump, aos 79 anos, deu declarações em tom de ameaça nesta terça-feira enquanto se dirigia à inauguração de um novo centro de detenção de imigrantes na Flórida, apelidado de “Alcatraz dos Jacarés”.
“Vamos ter que dar uma olhada”, disse ele a repórteres quando questionado se consideraria deportar Musk, que possui cidadania americana desde 2002.
Trump também deu a entender que poderia mirar nos enormes contratos e subsídios que as empresas de foguetes SpaceX e de internet via satélite Starlink de Musk recebem do governo dos EUA.
“Talvez tenhamos que colocar o DOGE sobre Elon. Sabe o que é o DOGE? O DOGE é o monstro que pode ter que voltar e comer o Elon”, disse Trump.
Trump acrescentou: “Não acho que ele deva brincar desse jeito comigo”.
Em resposta a um post em sua rede social X com os comentários de deportação de Trump, Musk disse na terça-feira: “É tão tentador escalar isso. Tão, tão tentador. Mas vou me conter por enquanto”.
As ações da Tesla caíram cerca de cinco por cento após as ameaças de Trump.
Trump havia feito comentários semelhantes na segunda-feira (30), dizendo que Musk estava atacando o projeto porque estava irritado que ele havia abandonado medidas para apoiar a indústria de veículos elétricos (EV).
“Sem subsídios, Elon provavelmente teria que fechar as portas e voltar para casa na África do Sul”, disse Trump em sua rede social Truth Social.
Leia mais:
Megaprojeto de Trump passa por pouco no Senado, mas Câmara ainda pode rejeitar mudanças
Trump chama Japão de ‘mimado’ e diz que vai mandar uma carta sobre tarifas
No início do segundo mandato de Trump, Musk era uma presença quase constante ao lado do presidente, que retribuiu o favor promovendo os veículos elétricos da Tesla quando manifestantes os atacaram devido à política de corte de custos de Musk no DOGE.
Mas eles tiveram uma grande briga pública em maio, quando Musk criticou o projeto de gastos e depois deixou o governo.
Musk manteve um perfil discreto nas últimas semanas, mas voltou à ativa quando o projeto começou sua trajetória pelo Congresso.
Desde então, ele tem postado uma série constante de mensagens contra o projeto na rede social X, da qual é proprietário.
As críticas do bilionário se concentram nas alegações de que o projeto aumentaria o déficit dos EUA. Ele também acusa os republicanos de abandonarem os esforços para colocar os EUA nna liderança da revolução dos veículos elétricos e da energia limpa.
“Tudo o que estou pedindo é que não quebrem a América”, disse ele nas redes sociais na terça-feira, acusando os republicanos de apoiarem a “escravidão da dívida”.
Um fator que pode ser preocupante para Trump é a forma como Musk está buscando atingir legisladores republicanos vulneráveis antes das eleições de meio de mandato dos EUA em 2026.
Musk disse que criará seu próprio movimento político chamado “Partido América” se o projeto de Trump for aprovado.
E ele prometeu financiar desafiantes contra legisladores que fizeram campanha por uma redução nos gastos federais, apenas para votar a favor do projeto.
“VOX POPULI VOX DEI 80% votaram por um novo partido”, disse ele após lançar uma enquete sobre a ideia na X.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Ambipar acusa ex-diretor financeiro de instaurar crise que levou ao pedido de recuperação e fala em ‘bullying empresarial’
Santander, Travelex e Genial: investigação de esquema de evasão de divisas ocorreu em paralelo à mudança na lei de câmbio
Shopee investe em logística no Brasil para atender aumento de vendas em novembro, mês de grandes promoções
Ouro fecha em queda de mais de 5% pela primeira vez desde 2013 em correção de ganhos
Itaú obtém aval da Aneel para gerar sua própria energia com termelétrica a óleo diesel em São Paulo