CNBC

CNBC Exclusivo CNBC: Trump “provavelmente” demitirá presidente do Fed “em breve”, diz autoridade da Casa Branca

Mundo

Trump nega planos para demitir presidente do Fed: “altamente improvável”

Publicado 16/07/2025 • 21:33 | Atualizado há 5 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • O presidente dos EUA, Donald Trump, negou ter planos de demitir o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, contradizendo afirmações de um oficial sênior da Casa Branca, mais cedo.
  • Congressistas republicanos falaram sobre a possibilidade (da demissão) na noite de terça-feira (15).
  • Hoje (16), Trump afirmou que a demissão é "altamente improvável".

Trump fechou os comentários do Instagram para seguidores após "invasão" de brasileiros

Molly Riley / Casa Branca / Flickr

Horas depois dizer a um grupo de parlamentares republicanos que demitiria o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, Donald Trump negou ter planos de fazer isso. “Não estamos planejando fazer isso”, afirmou nesta quarta-feira (16) na Casa Branca.

Trump, no entanto, voltou atrás. “Não descarto nada”, acrescentou, “mas acho altamente improvável, a menos que ele tenha que sair por fraude.”

Leia também

O que acontece se Trump demitir o presidente do Fed? “Isso seria uma bagunça”, dizem analistas

“Todo mundo com quem conversei disse que eu deveria demitir Powell”, afirma Trump sobre presidente do Fed

Cotado a sucessor de Powell, Hassett critica lentidão do Fed para cortar juros dos EUA

Discussões no Salão Oval

Em uma reunião na noite de terça-feira (15) no Salão Oval, Trump perguntou a um grupo de republicanos da Câmara se eles achavam que ele deveria demitir Powell. Após receber apoio para a medida, o presidente disse que seguiria em frente, de acordo com um alto funcionário da Casa Branca.

“O presidente perguntou aos parlamentares o que achavam sobre demitir o chefe do Fed. Eles demonstraram aprovação para demiti-lo. O presidente indicou que provavelmente fará isso em breve”, disse o funcionário, que falou sob condição de anonimato para tratar do assunto abertamente.

Os membros tinham sido convidados à Casa Branca para discutir projetos de lei sobre regulação de criptomoedas que estavam parados na Câmara.

Trump e a carta de demissão

Separadamente, o The New York Times relatou que Trump chegou a rascunhar uma carta de demissão para Powell e que a mostrou aos parlamentares durante a reunião sobre criptomoedas.

Um funcionário do Fed se recusou a comentar o que aconteceu durante a reunião no Salão Oval. Mas Powell afirmou repetidamente que sua demissão “não é permitida por lei.”

Nenhum presidente jamais tentou demitir o principal banqueiro central do país, embora outros já tenham criticado presidentes anteriores do Fed. Os mercados caíram com os primeiros relatos de que Trump planejava demitir Powell, mas se recuperaram depois que Trump negou o que a Casa Branca estava dizendo aos repórteres.

Pressão sobre Powell

Figuras-chave na Casa Branca de Trump lançaram um ataque multifacetado a Powell para pressionar o banco central a reduzir sua taxa básica de juros. Recentemente, criticaram Powell por reformas na sede do Fed em Washington, levantando suspeitas de que Trump poderia tentar remover o líder do Fed por justa causa.

Uma decisão recente da Suprema Corte indicou que o presidente não tem autoridade para remover funcionários do Fed à vontade.

Trump sugeriu que “justa causa” poderia ser uma questão para Powell, particularmente em relação à reforma de $2,5 bilhões (aproximadamente R$ 12 bilhões) da sede do Fed. O projeto tem sofrido com estouros no orçamento, e Powell pediu uma revisão ao inspetor geral do Fed.

“Fraude é possível… Então pode haver algo nisso”, disse Trump. “Mas acho que ele não está fazendo um bom trabalho. Ele tem um trabalho muito fácil de fazer. Sabe o que ele precisa fazer? Reduzir as taxas de juros.”

Reações e opiniões sobre a possível demissão

Em uma entrevista à CNBC na quarta-feira, o deputado French Hill, republicano do Arkansas e presidente do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara, repetiu que “não vejo” Trump demitindo Powell. O secretário do Tesouro, Scott Bessent, também disse à Bloomberg News na terça-feira que não esperava que Trump seguisse nessa direção.

No entanto, a deputada Anna Paulina Luna, uma republicana da Flórida que na terça-feira se juntou a outros membros do partido para bloquear a iniciativa das criptomoedas, disse na rede social X que uma ação contra Powell estava por vir.

“Ouvi dizer que Jerome Powell será demitido! De uma fonte muito séria”, escreveu ela, acrescentando depois: “Estou 99% certa de que a demissão é iminente.”

Nomeação e críticas a Powell

Trump nomeou Powell para o cargo em novembro de 2018 para suceder Janet Yellen, que acabou se tornando secretária do Tesouro sob o então presidente Joe Biden.

O Senado confirmou Powell em fevereiro seguinte, mas ele tem sido alvo de críticas frequentes de Trump, tanto durante o primeiro mandato do presidente quanto no segundo.

O Fed sob a liderança de Powell manteve as taxas de juros estáveis após reduzi-las no final de 2024. Trump acusou Powell de ser politicamente motivado e de só ter reduzido em 2024 para ajudar as perspectivas da candidata democrata Kamala Harris.

“Isso também vale para seu conselho, porque seu conselho não está fazendo o trabalho como deveria”, disse Trump na quarta-feira.

Expectativas para o futuro do Fed

Trump nomeou não só Powell, mas também os governadores Michelle Bowman, que agora é vice-presidente de supervisão bancária, e Christopher Waller.

Nas últimas semanas, ambos indicaram disposição para começar a cortar já na reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto no final de julho, embora não no ritmo que Trump sugere.

O presidente indicou que gostaria que o Fed cortasse até 3 pontos percentuais da taxa de juros overnight do banco central, que atualmente está entre 4,25%-4,5%.

Renúncia seria uma via, mas Trump teme reação do mercado

Ainda nesta quarta-feira, Trump manifestou seu desejo de que Jerome Powell deixasse a presidência do Federal Reserve (Fed) por meio de renúncia, saindo assim por conta própria.

Durante uma entrevista ao programa Real America’s Voice, Trump foi questionado sobre a possibilidade de demitir Powell e afirmou que “os mercados não iriam gostar”. Trump acrescentou que “eles acreditam que isso perturbaria o mercado, se Powell fosse removido”.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo