Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Uber contrata empresa de IA Wayve para testar viagens totalmente autônomas no Reino Unido
Publicado 10/06/2025 • 08:57 | Atualizado há 2 semanas
Após investir bilhões em uma “equipe dos sonhos” de IA, Zuckerberg precisa entregar resultados aos acionistas da Meta
Tesla assina o primeiro acordo para construir a maior usina de energia a bateria em larga escala da China
“Dia de trabalho infinito”: funcionários estão exaustos, aponta relatório Microsoft
Membro do Fed, Waller, diz que banco central pode cortar taxas já em julho
Meta procurou a Perplexity antes de fechar acordo com a Scale AI
Publicado 10/06/2025 • 08:57 | Atualizado há 2 semanas
KEY POINTS
Uma van de entrega equipada com o software de direção autônoma da Wayve faz parte da frota de veículos que fazem entregas de compras de supermercado em Londres.
Wayve
A Uber anunciou na terça-feira (10) que fez uma parceria com a empresa de tecnologia de carros autônomos Wayve para lançar testes de viagens totalmente autônomas no Reino Unido.
O aplicativo de transporte disse que o projeto-piloto seria o primeiro do tipo para a empresa, pois permitiria que os usuários fizessem viagens de Uber sem a presença de um motorista de segurança — um padrão de direção autônoma descrito pelo setor como “Nível 4”.
Veículos autônomos se tornaram uma visão comum em São Francisco, onde a Waymo, empresa de direção autônoma do Google, oferece um serviço comercial de transporte por aplicativo com seus carros autônomos. No entanto, outras empresas globais estão correndo para lançar seus próprios serviços, os chamados “robotáxis”.
Andrew MacDonald, presidente e diretor de operações da Uber, disse que a parceria com a Wayve levaria a empresa um passo mais perto de sua visão de “tornar a autonomia uma opção segura e confiável para passageiros em todos os lugares”.
“Este é um momento decisivo para a autonomia do Reino Unido”, disse Alex Kendall, CEO e cofundador da Wayve, em um comunicado. “Com a Uber e um parceiro OEM global, estamos nos preparando para colocar nossa tecnologia de motorista com IA em prática nas ruas de Londres.”
A Uber disse que conseguiu lançar o piloto no Reino Unido graças a uma “estrutura acelerada” para pilotos comerciais autônomos que está sendo introduzida pelo Departamento de Transportes do Reino Unido.
A Uber e a Wayve disseram que trabalhariam em estreita colaboração com o governo e a Transport for London — que é a principal autoridade que supervisiona o transporte na capital do Reino Unido — nas aprovações regulatórias e permissões antes de iniciar os testes.
Apoiada pelo SoftBank, a Wayve é uma startup sediada em Londres que desenvolve software para habilitar veículos autônomos. Sua plataforma utiliza inteligência artificial para permitir que os carros avaliem o ambiente ao seu redor e foi projetada para ser aplicável em qualquer ambiente.
No ano passado, o Reino Unido aprovou a Lei de Veículos Autônomos, que, segundo o governo da época, abriria caminho para que veículos autônomos chegassem às estradas britânicas até 2026.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Acionistas processam Apple por supostamente exagerar nos progressos em IA
Após investir bilhões em uma "equipe dos sonhos" de IA, Zuckerberg precisa entregar resultados aos acionistas da Meta
União Europeia vê indícios de violação de acordo com bloco por parte de Israel, diz documento
Vazamento expõe 16 bilhões de logins na internet; Google nega violação em sua base
Adeus, novelas? Futebol vira maior paixão dos brasileiros na TV