União Europeia aprova primeiro conjunto de tarifas retaliatórias sobre importações dos EUA
Publicado 09/04/2025 • 10:28 | Atualizado há 3 semanas
Novo Nordisk oferecerá Wegovy, medicamento para perda de peso, por meio de telemedicina
Adidas alerta que aumentará preços de todos os produtos nos EUA devido a tarifas
Piores (e melhores) ações durante os difíceis primeiros 100 dias de Trump
Crescimento contínuo do emprego nos EUA pode ajudar a evitar uma recessão, diz Jim Cramer
United Airlines amplia lounge de luxo Polaris em 50% na disputa por clientes de alto poder aquisitivo
Publicado 09/04/2025 • 10:28 | Atualizado há 3 semanas
KEY POINTS
Em meio a tensões comerciais, representantes da União Europeia e do Reino Unido se reuniram separadamente com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, nesta sexta-feira (25) para discutir relações comerciais com os americanos
Pexels
A União Europeia votou na quarta-feira para aprovar seu primeiro conjunto de medidas retaliatórias para combater tarifas impostas pelos EUA sobre aço e alumínio.
A Comissão Europeia, braço executivo do bloco, disse que os impostos começariam a ser cobrados a partir de 15 de abril. O pacote de resposta foi revelado no mês passado e visa uma série de produtos .
O bloco de 27 países alertou que agiria para proteger empresas e consumidores europeus depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, impôs tarifas de 25% sobre os metais. A UE também enfrenta tarifas de 20%, assim como mais de 180 países e territórios, conforme anunciado pelo líder da Casa Branca em 2 de abril.
“A UE considera as tarifas dos EUA injustificadas e prejudiciais, causando danos econômicos para ambos os lados, bem como para a economia global. A UE declarou sua clara preferência por encontrar soluções negociadas com os EUA, que sejam equilibradas e mutuamente benéficas”, disse a Comissão Europeia.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na época disse que a UE estava pronta para retaliar caso as negociações com o governo dos EUA não fossem bem-sucedidas.
“Estamos preparados para responder”, disse ela, acrescentando que a UE estava se preparando para novas contramedidas para proteger seus interesses e empresas. Mas von der Leyen também pediu diálogo com os EUA, dizendo que “ainda não é tarde para abordar as preocupações por meio de negociações”.
Maros Sefcovic, comissário de comércio e segurança econômica da UE, disse na segunda-feira que o bloco começará a cobrar uma primeira rodada de tarifas sobre importações dos EUA a partir de 15 de abril, com um segundo conjunto de medidas a ser implementado em 15 de maio.
As tarifas dos EUA estão afetando 380 bilhões de euros (US$ 420,45 bilhões) em exportações da Europa para os Estados Unidos, o que equivale a cerca de 70% das exportações totais, disse Sefcovic durante uma coletiva de imprensa.
“Para colocar em perspectiva, isso representa mais de 80 bilhões de euros em tarifas, um aumento de onze vezes em relação aos 7 bilhões [de euros] que os EUA atualmente arrecadam”, acrescentou.
As informações são da CNBC Internacional.
*Mais informações em instantes
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Adidas alerta que aumentará preços de todos os produtos nos EUA devido a tarifas
Vídeo de ministério da China sinaliza que Pequim não se curvará às tarifas dos EUA
Mercados operam em alta após Trump aliviar tarifas para montadoras
Apagão na Europa: o que se sabe sobre os danos, causas e consequências do blecaute
Novo Nordisk oferecerá Wegovy, medicamento para perda de peso, por meio de telemedicina