Disney lidera bilheteria de 2024 nos EUA com impulso de grandes franquias
SEC processa Elon Musk por não divulgar corretamente participação no Twitter
Israel e Hamas chegam a acordo
Quer resolver conflitos? Use esta ‘ferramenta poderosa’ aprovada por casais, diz psicóloga de Stanford
Com possível banimento do TikTok nos EUA, Instagram diz que vai priorizar conteúdo original
Publicado 01/12/2024 • 13:27
KEY POINTS
Pexels
Preocupações financeiras são uma constante na vida de muita gente, seja por despesas inesperadas com emergências ou por um gasto que não foi controlado, como um aumento da dívida no cartão de crédito.
Segundo Aja Evans, uma terapeuta financeira e autora de livro “Feel Good Finance” (finanças para o bem-estar, em tradução livre), a chave para superar esses desafios começa com a mudança de mentalidade.
Por isso, ela aconselha muitos de seus clientes a repetirem a frase: “Eu consigo lidar com a minha situação financeira.”
“Não importa se a situação está boa ou ruim, diga para si mesmo: ‘Eu posso lidar com minha situação financeira’”, diz Evans à CNBC.
O estresse relacionado ao dinheiro geralmente está ligado a preocupações sobre a segurança pessoal. No entanto, essa frase pode servir como um lembrete de que você é capaz de superar qualquer circunstância financeira.
Nosso cérebro está constantemente absorvendo informações e adaptando nossos comportamentos, afirma Evans. Por isso, o que você diz a si mesmo faz diferença.
Ao repetir a frase, você começa a reprogramar o cérebro para enfrentar os desafios financeiros com confiança, em vez de pânico. Isso também ajuda a afastar padrões de pensamento negativos em relação ao dinheiro.
No entanto, não basta simplesmente dizer essa frase, é preciso internalizá-la. “O essencial aqui é que você precisa acreditar nela”, afirma Evans. “É isso que te fortalece, para que, quando a crise surgir, você acredite que pode lidar com ela.”
Além de repetir a frase, Evans aconselha escrever sobre momentos passados em que você superou tais dificuldades. Assim, quando disser para si mesmo que pode lidar com qualquer coisa, terá provas concretas para apoiar essa afirmação.
“Você está lembrando a si mesmo que já superou os seus piores dias e pode fazer isso novamente”, diz ela.
Também é fundamental tomar medidas concretas para se preparar para imprevistos, como aumentar a reserva de emergência. “Não quero que ninguém pense que, porque está fazendo suas afirmações, o dinheiro vai cair na conta”, alerta Evans. “Certifique-se de que está seguro, estável e financeiramente equilibrado enquanto faz as afirmações.”