Vendas de celulares estrangeiros caem 47% na China, sinalizando problemas para a Apple
Seu dinheiro: veja cinco conselhos para gerenciar o patrimônio em 2025
Turismo noturno promete ser a grande tendência de viagens em 2025
Frutos do mar cultivados em laboratório podem ser a solução para a indústria pesqueira
Enquanto Musk critica trabalho remoto, economistas dizem que ele veio para ficar
KEY POINTS
Pexels
A maioria das pessoas abandona suas resoluções de Ano Novo antes do fim de janeiro. E isso não é porque elas são fracas ou faltam força de vontade. O problema, na verdade, está na forma como as metas são definidas, diz o consultor de carreira Michael J. López.
Pensando nisso, o especialista separou os melhores conselhos para manter suas resoluções neste ano:
As resoluções de Ano Novo geralmente destacam vícios percebidos e como se entregar menos a eles. Reduzir o tempo de tela, pedir menos comida delivery, diminuir o café matinal — todas essas são o que López chama de “metas de evitação”, pois se concentram em se abster de um ato ou experiência.
As metas em si não são ruins, mas a forma como são estruturadas não é muito motivadora. Por isso, para dar a si mesmo uma chance melhor de cumprir sua resolução de Ano Novo, transforme uma meta de evitação em uma “meta de abordagem”.
“Pense nas suas metas de forma diferente e as faça em algo que queremos alcançar, em vez de algo que queremos evitar”, afirma ele.
Prometer pedir menos comida pode ser o objetivo final, mas é mais estimulante dizer: “Este ano, quero cozinhar mais.”
Se você toma café todos os dias, pode não ser realista parar completamente a partir de 1º de janeiro. Uma forma mais eficaz de cortar o café — ou mudar qualquer hábito — é dividir suas metas em etapas menores.
Comece optando por outra bebida apenas nos fins de semana. Conquistar essa mudança de comportamento é mais viável e vai te proporcionar uma dose de dopamina. Isso pode te motivar a alcançar a sua meta maior.
Muitas pessoas se concentram em saber se atingiram o resultado desejado, em vez de avaliar o esforço para alcançá-lo.
Mas muitas resoluções de Ano Novo — perder peso, economizar dinheiro, aprender um novo instrumento — vão levar um tempo para serem alcançadas. Por isso, você deve estruturar sua resolução em torno do esforço, e não do resultado.
Em vez de dizer ‘Quero perder 30 quilos’, diga ‘Quero caminhar três vezes por semana durante o mês de janeiro’”.
“Eu não acompanho se perdi peso, apenas acompanho se executei a ação. O que você vai descobrir é que, ao acompanhar o esforço, pode simular a experiência de completar metas. E isso te motiva a fazer de novo”, afirma o especialista.
Haverá dias em que você simplesmente não vai querer fazer o que prometeu no começo do ano. Ter um amigo ou um grupo de amigos que estão buscando a mesma mudança ou, pelo menos, te mantendo responsável pode te ajudar a manter sua resolução.
Mas o apoio não pode ser uma via de mão única, alerta López.
“É importante que você sirva o mesmo propósito para essa pessoa, para que não seja apenas você que dependa do outro”, diz ele. “Quando eu apoio a jornada de crescimento de outra pessoa, isso me torna mais comprometido com a minha própria, então há esse efeito simbiótico de todos nós ajudando uns aos outros.”
Para se preparar para o sucesso, seu espaço físico precisa ajudar na sua jornada. Chegar em casa depois do trabalho e encontrar uma geladeira vazia provavelmente não vai te incentivar a cozinhar. Mas, se você fizer compras toda semana e mantiver os armários bem abastecidos, pedir comida delivery será menos atraente.
Esperar que você consiga quebrar maus hábitos só porque é janeiro é irreal. Por isso, você deve começar com apenas um objetivo. “Você só pode realmente mudar algumas coisas de cada vez”, diz ele.
“Minha recomendação para as pessoas que eu coach é começar com uma meta e dar a si mesmo um intervalo de três meses antes de adicionar algo novo.”
Vamos supor que você queira cozinhar mais, se exercitar pela manhã e assistir menos TV. Se você enfrentar apenas uma dessas metas no primeiro trimestre do ano, terá mais chances de sucesso, e esse sucesso te motivará a continuar em busca das outras metas.
Mais lidas
Tarifa de ônibus aquático de Ilhabela sobe de R$ 5 para R$ 50
Não existe nível seguro para o consumo de álcool, diz médico americano
GM e Ford registram melhores vendas anuais nos EUA desde 2019
Receita Federal irá monitorar dados de cartão de crédito e Pix
São Paulo terá edifício residencial de 41 andares e 144 metros de altura