O CEO da Microsoft, Satya Nadella, fala durante um evento em comemoração ao 50º aniversário da empresa na sede da Microsoft em Redmond, Washington, em 4 de abril de 2025. A Microsoft Corp., determinada a manter sua posição em inteligência artificial, em breve permitirá que os consumidores adaptem o assistente digital Copilot às suas próprias necessidades.

CNBC Microsoft passa em seu primeiro teste sobre tarifas dos EUA com exposição limitada de portfólio

Entretenimento

Trabalho dos sonhos ou pesadelo no escritório: como lidar com um chefe difícil?

Publicado 21/02/2025 • 14:16 | Atualizado há 2 meses

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • Você pode evitar ou, pelo menos, antecipar atritos com seu gerente, conhecendo o estilo de personalidade de conflito que ele tem e o que tende a desencadeá-lo, diz Jim Guinn
  • O pior tipo de pessoa para trabalhar, segundo ele, é um “colaborador desencadeado por tarefas.”
  • Se seu chefe tende a ter problemas com as características de personalidade das pessoas da equipe, muitos dos conflitos provavelmente são relacionais.
Taxa de desocupação cai para 6,6% em 2024, diz IBGE

Foto: Agência Brasília

Um chefe difícil pode transformar até o trabalho mais gratificante em uma experiência negativa. Você pode evitar ou, pelo menos, antecipar atritos com seu gerente, conhecendo o estilo de personalidade de conflito que ele tem e o que tende a desencadeá-lo, diz Jim Guinn, autor de “Como Se Dar Bem com Qualquer Pessoa: O Manual para Prever e Prevenir Conflitos no Trabalho e em Casa.

Guinn é presidente do Resolution Resource Group, uma empresa que orienta outras empresas sobre como resolver conflitos. Ele coautoria o livro com John Eliot, um mentor de times e atletas profissionais.

O pior tipo de pessoa para trabalhar, segundo ele, é um “colaborador desencadeado por tarefas.”

Essa é “a pessoa que quer se envolver em tudo, resolver todos os conflitos, diz ‘Vamos ser todos melhores amigos’, mas é um controle total e não vai confiar em você,” disse Guinn à CNBC Make It.

Chefes assim tendem a microgerenciar, mas não são diretos sobre o que realmente querem.

“Eles nunca vão te dizer que estão chateados com você, mas se você não fizer as coisas do jeito deles, eles vão surtar,” afirma Guinn.

Colaborador é um dos cinco tipos de estilos de personalidade de conflito que Guinn e Eliot descrevem no livro deles:

Evitador: Essa pessoa geralmente evita o conflito e trabalha melhor sozinha. Para fomentar um bom relacionamento com ela, você deve ser eficiente no tempo e evitar reuniões desnecessárias. Seja persistente se não receber resposta dela.

Competidor: O competidor normalmente assume muitos riscos e pode ser conhecido por ser agressivo em sua abordagem. Ao trabalhar com um competidor, você deve cumprir os prazos que ele define e cumprir sua palavra.

Analisador: Um analisador vê o mundo de uma forma metódica e baseada em evidências. Eles gostam de reunir muitas informações antes de tomar uma ação. Para criar um bom fluxo de trabalho com eles, mostre que você pode ser flexível e tenha interesse em seus processos de pensamento.

Colaborador: “Colaboradores vão trabalhar duro para tornar as coisas pessoais para te fazer baixar a guarda,” escrevem Guinn e Eliot no livro. Eles são empáticos e gostam de ser gerentes de relacionamento, mas não são diretos sobre suas próprias necessidades.

Ao trabalhar com colaboradores, valide a necessidade deles de fazer parte do grupo e não seja “apenas negócios.

Acomodador: O acomodador coloca o sucesso e o bem-estar do grupo acima do seu próprio. Eles fazem um excelente trabalho em incentivar seus colegas de equipe e podem ficar chateados quando se sentem desprezados. Seja confiável e não os tome por garantido.

A maioria dos conflitos pode ser classificada em três categorias, afirmam Guinn e Eliot:

Tarefa: Se uma pessoa é “desencadeada por tarefas”, isso significa que ela se preocupa em cumprir prazos e aderir aos padrões acordados.

Processo: Esse tipo de desacordo se concentra em como uma tarefa é realizada. Muitas pessoas desencadeadas por processos têm uma atitude de “do meu jeito ou nada.”

Relacional: Se seu chefe tende a ter problemas com as características de personalidade das pessoas da equipe, muitos dos conflitos provavelmente são relacionais.

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Entretenimento