Mensalidade escolar: pagar antecipado ou investir o dinheiro? Saiba como decidir

foto: canva

Em janeiro, famílias com filhos em escolas particulares voltam a enfrentar um dilema no planejamento financeiro: aproveitar o desconto para pagamento antecipado da mensalidade ou manter o dinheiro aplicado e pagar mês a mês?

Mensalidade ou investimento?

foto: canva

Os descontos costumam variar entre 5% e 15% para quem quita um semestre ou o ano inteiro. A oferta parece atraente, mas o ganho real depende de quanto esse dinheiro renderia se continuasse investido.

Descontos valem a pena?

foto: canva

Se o rendimento líquido da aplicação for menor que o desconto oferecido, antecipar o pagamento tende a valer a pena, o abatimento supera o que o dinheiro renderia investido.

Desconto com rentabilidade

foto: canva

Já quando os investimentos rendem mais do que o desconto, manter o dinheiro aplicado pode gerar um ganho maior do que a economia obtida com o pagamento antecipado.

Lucro no investido

foto: canva

Dinheiro reservado para emergências ou metas futuras não deve ser usado só para reduzir despesas no curto prazo. Mantido em bons investimentos e alinhado aos objetivos financeiros, costuma ser mais vantajoso.

Reservas

foto: canva

Uma estratégia prática é somar todos os custos do ano letivo e dividir por 12, diluindo despesas concentradas no início do ano em parcelas mensais.

Como planejar os gastos?

foto: canva

O pagamento antecipado da mensalidade só faz sentido quando não desorganiza a estratégia de investimento nem compromete a segurança financeira.

Quando faz sentido?

foto: canva

Veja este e outros    webstories em:      TIMESBRASIL.COM.BR