Quais índices de ações superaram o Ibovespa B3? Veja os que mais renderam
foto: Reprodução
Além do Ibovespa B3, que é o principal indicador de desempenho das ações negociadas, existem outros índices que registraram rendimentos positivos, refletindo o desempenho de segmentos mais específicos do mercado.
Rendimento positivo
foto: Reprodução
Enquanto o Ibovespa B3 agrupou o desempenho geral das ações mais negociadas, alguns índices direcionados a setores específicos tiveram retornos melhores no período analisado, veja os que mais se destacaram:
Destaques
foto: Freepik
O UTIL, é um Índice setorial que reúne empresas de utilidade pública, como energia elétrica, saneamento e gás, composto por ações/units das companhias do setor com maior liquidez e relevância no mercado.
UTIL
foto: Freepik
Índice amplo que procura refletir o mercado acionário brasileiro que pode incluir BDRs de companhias brasileiras com listagem primária nos EUA e adota um limite de concentração, com participação máxima de 5% por emissor.
O IFNC, é um índice setorial que abrange intermediários financeiros, serviços financeiros, previdência e seguros, com valorização de 46,21% em 2025. O indicador reúne as principais companhias que atuam no setor financeiro.
IFNC
foto: Freepik
Esse índice é um derivado do Ibovespa B3 que reúne uma parcela de sua carteira vigente, considerando apenas empresas com controle acionário privado e excluindo as estatais, de acordo com a classificação cadastral.
IBEP
foto: Freepik
Reúne ativos com elevada liquidez e representatividade no mercado, priorizando aqueles que apresentam menor volatilidade nos retornos diários. Em cenários de juros elevados, é previsto maior peso a empresas com balanços maiores.
IBLV
foto: Freepik
Índice Bovespa B3 Equal Weight é semelhante à do Cap 5%. A carteira reúne os mesmos ativos do Ibovespa B3, porém com peso igual para todas as ações. O índice funciona como uma tentativa de participação mais espalhada no mercado.
IBBE
foto: Freepik
O ICO2 reúne empresas que demonstram interesse e compromisso com a eficiência na emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) e com a adoção de práticas de gestão voltadas à redução dessas emissões.
ICO2
foto: Freepik
O Índice Sustentabilidade Empresarial (ISE) B3 auxilia nas ações de empresas escolhidas por sua escolha e compromisso com práticas de sustentabilidade empresarial.