Tesouro Reserva: o que é e como funciona o novo título da B3?
foto: canva.
O Tesouro Direto será expandido e ganhará um novo título, o “Tesouro Reserva”. Trata-se de um novo papel, atrelado à taxa Selic, cuja característica principal é a possibilidade de comprar e resgatar a qualquer hora ou dia da semana.
Novo título
foto: canva
Segundo a B3, o novo título permitirá investimentos com valores iniciais reduzidos e não haverá descontos em casos de venda antecipada.
Tesouro Reserva
foto: pixabay
Na verdade, o Tesouro Reserva é apenas o primeiro de diversos títulos que devem aparecer futuramente na Tesouro Direto 24×7, a nova plataforma para negociar títulos públicos fora do horário comercial.
Na prática, os adeptos poderão comprar ou vender papéis à noite, nos finais de semana e até em feriados. Isso porque o processo terá como base o Pix, que permite realizar operações financeiras em tempo real.
Vantagens
foto: pixabay
Entre suas principais características, está o valor unitário de R$ 10, mas que admite aplicações fracionadas, a partir de R$ 1; e o prazo de vencimento de 3 anos, mas que permite o resgate a qualquer momento, sem descontos na remuneração.
Regras do Tesouro Reserva
foto: pixabay
Para quem está montando reserva de emergência, o Tesouro Reserva mira justamente nos atributos mais buscados: segurança, liquidez e previsibilidade.
Tipo de Investidor
foto: pixabay
O Tesouro Reserva ainda não está disponível para o público amplo, pois está em fase de testes com um grupo restrito. O lançamento oficial está previsto para março de 2026.