Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Investidores buscam diversificação no exterior em meio à tensão comercial entre Brasil e Estados Unidos
Publicado 24/07/2025 • 14:00 | Atualizado há 2 dias
China divulga plano global para IA dias após os EUA em meio à intensificação da corrida tecnológica
Os 10 mercados imobiliários mais “incrivelmente inacessíveis” do mundo
Mark Zuckerberg anuncia ex-OpenAI como cientista-chefe do novo laboratório de IA da Meta
Empresas da Europa soam alarme com impacto de tarifas enquanto correm por acordo com os EUA
Trump diz acreditar que Powell está pronto para começar a cortar juros
Publicado 24/07/2025 • 14:00 | Atualizado há 2 dias
KEY POINTS
A proximidade de um possível “tarifaço” de até 50% sobre produtos brasileiros e a ausência de um acordo entre Brasil e Estados Unidos têm influenciado o comportamento dos investidores nacionais.
Em entrevista ao Real Time, do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, Fábio Macedo, COO da Webull Brasil, afirmou que há um movimento crescente de busca por ativos internacionais, especialmente nos Estados Unidos.
Segundo Macedo, a plataforma tem registrado aumento na procura por investimentos no exterior, embora esse movimento ainda ocorra de forma tímida. “O investidor normalmente deixa a bomba estourar para depois reagir”, disse. Ele citou como exemplo o fluxo intenso registrado no final de 2023, quando o câmbio chegou a R$ 6,20, seguido de uma desaceleração assim que o mercado se estabilizou.
Macedo defendeu que os investidores brasileiros devem diversificar seu portfólio e não depender exclusivamente de ativos locais. Para ele, hoje o acesso a investimentos no exterior está mais simplificado. “Era algo muito restrito a grandes investidores num passado recente. Hoje esse tipo de acesso está fácil e barato”, afirmou.
Leia mais:
Sem garantia de acordo comercial com os EUA, Europa mantém opções de retaliação em aberto
“A cada dia que passa, a gente vê menos razoabilidade para negociar essa tarifa”, diz economista
Sobre a possível tarifa de 50% a partir de agosto, Macedo declarou que não é possível prever a decisão final do governo norte-americano, mas reforçou a recomendação de diversificação como forma de proteção diante da instabilidade. “Dado que não sabemos o que pode acontecer, diversifique”, aconselhou.
A respeito do aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), o executivo observou uma retração inicial dos investidores, seguida de um forte movimento de envio de recursos quando houve o recuo da alíquota. Com a definição atual do IOF em 1,10% para investimentos, o fluxo foi normalizado. “A gente viu aquele boom no momento do retrocesso e agora que o STF definiu como 1,10%, a coisa deu uma normalizada”, relatou.
Nas últimas semanas, com o acirramento do discurso entre o presidente Donald Trump e o governo brasileiro, Macedo apontou novo crescimento na abertura de contas na Webull. O envio de recursos, no entanto, ainda permanece moderado. “Os investidores estão tateando o mercado offshore, mas ainda não com velocidade maior”, explicou.
Quando questionado sobre a percepção negativa de parte dos investidores internacionais em relação às declarações de Trump, Macedo destacou que decisões de investimento devem ser tomadas de forma racional. Ele reconheceu que, segundo pesquisas, muitos brasileiros veem o presidente norte-americano como alguém que toma decisões partidárias e que podem afetar a soberania brasileira.
Apesar disso, reforçou que, para o investidor, o mais importante é avaliar oportunidades. “Existem setores nos Estados Unidos que não vemos no Brasil, como inteligência artificial e tecnologia”, disse.
Para Macedo, a volatilidade atual do mercado pode representar uma oportunidade. “Momentos de incerteza ajudam a identificar ativos subavaliados. Isso pode ser uma porta de entrada para o investidor que quer diversificar seus investimentos”, concluiu.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Os 10 mercados imobiliários mais "incrivelmente inacessíveis" do mundo
China divulga plano global para IA dias após os EUA em meio à intensificação da corrida tecnológica
“É uma perda bilionária em poucos meses”, diz presidente da AEB sobre tarifa dos EUA
Empresa ligada ao escândalo no show do Coldplay contrata Gwyneth Paltrow como porta-voz
Trump sugere 'reembolso' de tarifas para consumidores, mas especialistas veem desafios