Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Açaí é uma “potência” no mercado internacional, afirma CEO da Jah
Publicado 29/07/2025 • 20:41 | Atualizado há 2 dias
Lucro do segundo trimestre da Samsung cai pela metade, abaixo das expectativas
Ações da Palo Alto Networks caem após anunciar acordo de US$ 25 bilhões com CyberArk
Qualcomm supera expectativas nos lucros e destaca crescimento com óculos inteligentes da Meta
Trump impõe tarifa universal de 50% sobre importação de cobre, diz Casa Branca
Ações da Microsoft sobem 6% após lucros superarem expectativas, com receita anual do Azure ultrapassando US$ 75 bi
Publicado 29/07/2025 • 20:41 | Atualizado há 2 dias
KEY POINTS
A rede de açaí Jah acaba de inaugurar uma nova franquia na Alemanha e tem um faturamento projetado de R$ 180 milhões para 2025. Em entrevista exclusiva para o Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC o CEO e cofundador da Jah, Rafael Cortes, explica como a franquia cresceu para 180 lojas em todo o Brasil e, agora, para fora do país. “O açaí leva o que é melhor do Brasil.”, afirma.
Cortes aponta que o açaí é “uma potência” e tem potencial de crescimento enorme no comércio internacional, com uma previsão de crescimento de 15% nos próximos 10 anos. Ele explica que a mudança para o mercado internacional foi feita com “cuidado”, mas que a franquia já um “sucesso” e que já existem conversas para inaugurar novas lojas em Portugal e nos Estados Unidos.
Leia mais
Criada por engenheiros, The Best Açaí lidera crescimento entre franquias no Brasil: “Estamos em um ano especial”
Segundo semestre representa até 55% do varejo, aponta Willian Valiante, da EY
“A gente já vinha há dois anos trabalhando, estudando o mercado local, registrando marca, desenvolvendo ferramentas que a gente pudesse dar suporte 24 horas por dia, seja alemão, seja inglês, seja japonês, enfim, muito utilizando o IA. E a gente se sentiu preparado para dar esse passo.”, comentou.
Sobre a possibilidade de abrir franquias nos EUA, Cortes explica que como o país é uma força muito grande no varejo internacional e é o segundo maior consumidor de açaí do mundo. Dessa forma, ele aponta que a Jah está se preparando para ir para lá com o foco no conceito americano e na maneira de vender para esse público.
Ele adiciona que entrar no comércio internacional pode ser desafiador. “Você pode ganhar moeda forte, só que você tem que estar preparado para ter os custos em moeda forte também. Então, acho que esse é o ponto número um, né?”
De acordo com ele, o posicionamento da marca fora do Brasil é de algo mais “premium” e saudável, já que é um produto um pouco mais caro para os consumidores. Ele aponta que o açaí é visto como um superfood, pela riqueza nutricional da fruta, e por isso a comunicação é feita como algo mais sofisticado.
“A gente explora muito pouco nós, como os brasileiros, que é a nossa cultura, que é a Amazônia, que é sustentabilidade, de que é todo esse ambiente que o açaí cresce e prospera. E você usa tudo isso na comunicação. O nosso logo na Alemanha é Authentic Like Brazil, sabe? É autêntico como o Brasil. Porque é isso que a gente quer passar.”
__
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Wall Street vê recuperação da Starbucks ganhando força, mesmo após mais um trimestre fraco
Gayer: Lula debate com ministros do STF possibilidade de acionar justiça americana contra sanções a Moraes
Governo antecipa retomada da tarifa de 35% para carros elétricos e híbridos importados
Contratações em empresas privadas disparam; 104 mil em julho, diz ADP
Tarifaço de Trump exclui 43% das exportações brasileiras e pressiona setores estratégicos