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Economia Brasileira

Governo antecipa retomada da tarifa de 35% para carros elétricos e híbridos importados

Publicado 30/07/2025 • 16:48 | Atualizado há 2 dias

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex-Camex) decidiu nesta quarta-feira (30) antecipar em um ano e meio o cronograma de elevação tarifária para veículos elétricos e híbridos importados, estabelecendo que a alíquota de 35% de imposto de importação será aplicada a partir de janeiro de 2027, e não mais em julho de 2028, como previsto inicialmente.
  • A medida atende parcialmente ao pedido da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que vinha pressionando o governo para acelerar a proteção ao setor nacional diante do aumento das importações.
Carros elétricos terão nova tecnologia.

Carros elétricos terão nova tecnologia.

Reprodução Pexels

O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex-Camex) decidiu nesta quarta-feira (30) antecipar em um ano e meio o cronograma de elevação tarifária para veículos elétricos e híbridos importados, estabelecendo que a alíquota de 35% de imposto de importação será aplicada a partir de janeiro de 2027, e não mais em julho de 2028, como previsto inicialmente.

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A medida atende parcialmente ao pedido da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que vinha pressionando o governo para acelerar a proteção ao setor nacional diante do aumento das importações.

Impacto sobre o setor automotivo

Com a decisão, todos os veículos elétricos e híbridos, montados ou desmontados (CKD e SKD), passam a recolher a alíquota máxima a partir do início de 2027. A proposta visa estimular o adensamento da cadeia produtiva no Brasil, atraindo investimentos e fortalecendo a indústria nacional no contexto da transição energética.

Quotas de isenção mantidas por seis meses

Em contrapartida, o Gecex aprovou quotas adicionais de importação com tarifa zero por seis meses para veículos desmontados e semidesmontados, totalizando US$ 463 milhões. A isenção temporária busca dar fôlego à cadeia de fornecimento e montagem local. Outros pleitos do setor, no entanto, não foram acolhidos pelo colegiado.

Política industrial e inovação

Segundo a decisão, a antecipação do cronograma está alinhada à estratégia industrial do governo federal de incentivo à produção local de veículos de baixa emissão, favorecendo a nacionalização de tecnologias e componentes. A medida ocorre em um cenário de expansão dos investimentos em eletromobilidade, com fábricas e montadoras ampliando ou planejando operações no Brasil nos próximos anos.

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