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BYD entrega abaixo do esperado e guerra de preços de veículos elétricos muda a concorrência
Publicado 04/08/2025 • 08:09 | Atualizado há 3 meses
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Publicado 04/08/2025 • 08:09 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
A maior fabricante de veículos elétricos da China, BYD, registrou seu primeiro declínio nas entregas mensais neste ano, em meio à forte concorrência de uma guerra de preços que atraiu a atenção de formuladores de políticas em Pequim.
Enquanto outras grandes fabricantes chinesas de veículos elétricos, incluindo Li Auto e Nio, também relataram queda nas entregas em julho, a Xpeng enviou um número recorde de veículos elétricos em julho. Também houve destaques positivos na Xiaomi, Leapmotor e Aito, que registraram crescimento mensal.
A BYD embarcou 341.030 unidades em julho — abaixo das 377.628 em junho — marcando seu primeiro declínio mensal neste ano e praticamente estável em relação ao mesmo período do ano passado. A queda ocorre após meses de crescimento constante desde as 296.446 entregas iniciais em janeiro.
A gigante ofereceu descontos de cerca de 30% em vários de seus modelos híbridos e movidos apenas a bateria de baixo custo em maio, levando outras montadoras a seguirem o exemplo. À medida que a guerra de preços se intensificava, os principais líderes da China emitiram alertas nos últimos meses para conter a concorrência excessiva.
Li Auto registrou 30.731 unidades em julho, abaixo das 36.279 em junho e uma queda de 39,7% em relação ao ano anterior. Este foi o segundo declínio mensal consecutivo e um dos mais acentuados entre os fabricantes chineses de veículos elétricos.
Nio também registrou uma queda acentuada nas entregas em julho, com 21.017 unidades — abaixo das 24.925 em junho, que haviam sido o maior volume do ano. Na comparação anual, houve queda de 2,7%, com quedas em todas as suas três principais linhas de produtos.
Tanto a Li Auto quanto a Nio lançaram novos modelos em 31 de julho. O primeiro utilitário esportivo 100% elétrico da Li Auto, o Li i8, vem em três versões, com preços entre 321.800 e 369.800 yuans (US$ 44.700 e US$ 51.400). As entregas estão programadas para começar em 20 de agosto.
O novo modelo SUV da Nio, o L90, custa 265.800 yuans ou 179.800 yuans com a assinatura da bateria. As entregas do modelo de seis lugares começaram em 1º de agosto, com a versão de sete lugares prevista para o final de setembro.
Enquanto isso, a Xiaomi relatou mais de 30.000 entregas de veículos elétricos neste mês, acima das 25.000 em junho — seu maior crescimento desde março. Esse crescimento ocorreu após o lançamento do SUV YU7 no início de julho.
A Xpeng, continuando sua sequência de sucessos, entregou um recorde de 36.717 unidades em julho — um aumento modesto em relação a junho e seu nono mês consecutivo de embarques acima de 30.000 veículos. Em 30 de julho, a empresa anunciou que seu sedã Xiaopeng P7 de segunda geração estrearia na China em 6 de agosto.
A Harmony Intelligent Mobility Alliance, apoiada pela gigante chinesa de tecnologia Huawei e onde estão marcas como Aito, Chery e Maextro, também anunciou que enviou 47.752 unidades em julho.
A maior parte de suas vendas combinadas de veículos elétricos foi atribuída à série Wenjie da Aito, que entregou 40.753 carros.
Motor de salto, apoiada pela gigante automobilística europeia Stellantis, entregou 50.129 unidades em julho. Este é o seu maior volume de vendas mensais até o momento, mantendo uma trajetória de crescimento constante.
Em contraste, as entregas de Zeekr permaneceram estáveis em julho. A empresa, de propriedade da Geely, embarcou 16.977 veículos, quase igualando seu desempenho em junho.
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
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